sexta-feira, fevereiro 06, 2015

Ataque do Boko Haram a cidade em Camarões mata ao menos 90 pessoas

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Pelo menos 90 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas em um ataque do grupo radical islâmico Boko Haram na pequena cidade camaronesa de Fotokol, na fronteira
com a Nigéria, nos últimos dois dias, segundo autoridades de Camarões.

O massacre, executado por cerca de 800 homens, seria uma retaliação à retomada da cidade de Gamboru, do outro lado da fronteira, na Nigéria, pela força militar conjunta do país e do Chade, numa ação que teria matado mais de 250 extremistas.

O grupo invadiu Fotokol atirando e incendiou "igrejas, mesquitas e vilarejos", segundo o ministro de Comunicação do Camarões, Issa Tchiroma Bakari. "Eles mataram jovens que resistiram a se unir a eles para lutar contra as forças camaronesas", disse o ministro na quinta-feira (5).

"Consideramos o Boko Haram um câncer, e se a comunidade internacional não colocar seu foco sobre essa doença, ela vai se espalhar não só pela África Central, mas por outras regiões, por todo o continente", afirmou Bakari.

Autoridades da União Africana estavam finalizando planos, nesta quinta, de instalar uma força multinacional para conter o avanço do Boko Haram.

Na última semana, o bloco africano já havia autorizado a formação de uma força de 7.500 homens da Nigéria, de Camarões, do Chade, do Níger e de Benin.

O presidente francês, François Hollande, disse que irá ajudar com armas, apoio logístico e operacional.

A milícia radical, que quer impor um califado no norte da Nigéria, tem intensificado seus ataques diante da proximidade das eleições presidenciais nigerianas, que ocorrem no próximo dia 14.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!