terça-feira, abril 22, 2014

Falso policial usava fardas e moto com símbolo da PM para extorquir no AM

Moto apreendida com o suspeito (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Um homem de 21 anos que se passava por policial foi preso, nesta segunda-feira (21), em Manaus, suspeito usurpação de função pública. Segundo a Polícia Civil, ele
aplicava golpes na cidade e extorquia vítimas durante abordagens em uma moto com símbolos da Polícia Militar. O suspeito foi preso depois que a polícia recebeu denúncias de que um homem, em um carro, estava se passando por PM, na Rua Custodio Corrêa, no bairro Cidade Nova, na Zona Norte da capital. Com ele, entre outros objetos, foram apreendidos uniformes da PM e da Polícia Civil do Amazonas e armas de uso restrito. A polícia apura se ele participava de operações policiais na cidade.
Ao ser abordado por uma equipe da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), por volta das 20h, o homem afirmou ser policial. Ele contou que havia prestado concurso público para ingressar na instituição, em 2011, mas que não foi aprovado na seleção. Segundo relatos dele à polícia, o falso policial teria ingressado com ação na Justiça alegando ter sido classificado. No entanto, em 2012, ele declarou que a liminar foi suspensa, mas continuou a exercer as atividades de PM. "Durante esse período que foi excluído, ele ficou prestando serviço nas instituições policiais, se passando por policial", disse o comandante da Rocam, Álvaro Cavalcante.
Em vídeos e fotos de celular obtidos pela polícia, o falso policial aparece usando fardas de militar e uma suposta operação policial. Segundo informações da Polícia Civil, uma inquérito será aberto e deve apurar como o homem conseguiu acesso às fardas e equipamentos da polícia. A investigação também deve apontar se ele chegou a participar de operações policiais na capital.

Com ele, além das vestimentas, foram encontrados uma motocicleta com símbolos do Ronda no Bairro, um certificado de reconhecimento em seu nome, um molho de chaves (viatura do ronda), uma cédula de identidade, 4 coletes da Policia civil, 2 coletes da PM, 1 coturno, 1 cinto da guarnição, 2 balaclavas, 40 trouxinhas de maconha, 1 porção de maconha, 1 porção de cocaína, 1 carregador de pista PT 840, 1 bandoleira de calibre 12, 1 farda completa da PM (calça, gandola e boina), 1 colete de investigador da Polícia Civil, 5 camisas da PM, 2 sirenes, 1 câmara, 12 munições intactas de calibre PT .40; além de 2 algemas, 1 capacete, 1 placa veicular, 1 boné da PM, 1 cinto da PM, 1 chavador, 1 porta-cédula da PM (no seu nome), 2 estojos de papel para fumo. Parte dos objetos apreendidos com o homem estavam dentro de um carro, modelo Corsa, e na casa do suspeito.
O suspeito está detido no 6º Distrito Integrado de Polícia  (DIP), onde foi autuado pelos crimes de tráfico, porte ilegal de arma de uso restrito, além de usurpação de função pública. Ele será encaminhado à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça do Amazonas.
O G1 aguarda posicionamento da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM) sobre as ações que devem ser tomadas para apurar o caso.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!