sexta-feira, outubro 06, 2017

Ataque suicida em santuário do Paquistão deixa mortos e feridos

Um homem se explodiu nesta quinta-feira (5) em frente a um santuário sufi no sudoeste do Paquistão, matando 18 pessoas e ferindo pelo menos 27, informaram autoridades locais.
O atentado aconteceu no distrito de Magsi, situado na província petroleira de Baluchistão, perto da fronteira com Irã e Afeganistão. Os fiéis participavam das festividades anuais que celebram um santo local na região de Gandawa.
"Um homem-bomba se explodiu depois de ser interceptado por policiais que guardavam o santuário, matando 18 pessoas e ferindo pelo menos 27 - 14 delas gravemente", declarou o secretário da província Akbar Harifal.
De acordo com Asad Kakar, um funcionário de alto escalão do governo local, "o homem-bomba explodiu na parte externa do santuário que estava lotado" por causa das festividades.
Em 2005, um ataque no mesmo santuário deixou 35 mortos. O santuário é visitado todos os dias por fiéis, cujo número cresce significativamente durante as celebrações.
O incidente ainda não foi reivindicado, mas os separatistas têm visado à minoria xiita em locais religiosos, bem como membros dos serviços de segurança. Os xiitas representam cerca de 20% da população paquistanesa, que chega a 200 milhões de pessoas.
Os sete milhões de habitantes do Baluchistão, a maior das quatro províncias paquistanesas, reclamam regularmente que não recebem uma divisão justa da receita de petróleo e gás do governo.

Ataque perto de santuário deixou mortos nesta quinta-feira (5) no Paquistão (Foto: STR / AFP)
Ataque perto de santuário deixou mortos nesta quinta-feira (5) no Paquistão (Foto: STR / AFP)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!