quarta-feira, novembro 04, 2015

Após avaliar eSocial nesta quarta, Receita não descarta adotar 'plano B'

O internauta Thiago Padua, de Taguatinga, DF, enviou a seguinte mensagem: "Ocorreu um erro interno na recepção do arquivo de apuração de débitos" (Foto: Thiago Padua/Vc no G1) A Receita Federal fará nesta quarta-feira (4) uma nova avaliação do eSocial, o Simples Doméstico, que unifica o pagamento dos tributos devidos aos empregados
domésticos, como FGTS e INSS.

Isso porque o programa vem apresentando falhas na hora de o patrão do empregado doméstico emitir a guia de pagamento. Na véspera, o órgão não descartou a possibilidade de levar adiante um "plano de contingência", mas garantiu que não vai prorrogar o prazo de pagamento dos tributos dos empregados domésticos - que acaba na próxima sexta-feira (6).

Se a falha persistir, o órgão informará, ao meio-dia desta quarta, se adotará alguma alternativa para permitir a emissão das guias de pagamento.

Teve algum problema ao emitir o guia? Envie seu relato para o VC no G1

"As pessoas não precisam se preocupar. Não vamos deixar as pessoas sem a possibilidade de poder pagar. Se tem algum lugar que se preocupa com o pagamento de impostos é a Receita Federal. Acreditamos que a evolução vai ser exponencial. Se não acontecer, vamos aplicar uma alternativa. Um plano. Vamos estudar qual é a alternativa mais fácil de cumprir sua obrigação. A Receita não vai deixar os contribuintes sem alternativa de pagar", disse nesta terça-feira o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Iágaro Jung Martins.

 São muitos os relatos de empregadores que estão enfrentando dificuldades. Segundo a Receita,134.740 guias de pagamento foram emitidas até as 17h desta terça-feira, o equivalente a pouco menos de 13% dos empregados cadastrados.

De acordo com Martins, 1,13 milhão de patrões já estão cadastrados no site do eSocial, ao mesmo tempo em que 1,16 milhão de empregados domésticos também estão com cadastro finalizado. A diferença, de 33 mil empregados a mais, refere-se aos patrões que têm mais de um empregado doméstico.



O internauta Thiago Padua, de Taguatinga, DF, enviou a seguinte mensagem: "Ocorreu um erro interno na recepção do arquivo de apuração de débitos" (Foto: Thiago Padua/Vc no G1)O internauta Thiago Padua, de Taguatinga, DF, enviou a seguinte mensagem: "Ocorreu um erro interno na recepção do arquivo de apuração de débitos" (Foto: Thiago Padua/Vc no G1)

Dificuldades na emissão da guia
O subsecretário de Fiscalização avaliou que a maior dificuldade, neste momento, trata-se da emissão da guia para o pagamento. De acordo com ele, já foram encerradas as folhas de pagamento de 711 mil domésticos, ou seja, pouco mais de 60% dos 1,16 milhão empregados cadastrados no eSocial.

 Dificuldades encontradas
Internautas relataram por meio do Vc no G1 que estão enfrentando dificuldades para emitir a guia de pagamento do eSocial.

(O eSocial é o site em que o patrão deve registrar todas as informações sobre o empregado para emitir uma guia para pagar todos os tributos. Veja como funciona e o passo a passo para fazer o cadastro mais abaixo).

Muitos internautas relatam que passaram todo o feriado prolongado tentando gerar a guia, mas sempre dá erro no final da operação. Alguns deles dizem que o site chegou a ficar fora do ar na manhã desta terça-feira (3). Muitos se queixam ainda de lentidão na operação do sistema, que chega a travar em alguns momentos. Nem mesmo o acesso inicial estaria sendo possível.


O internauta Thiago Padua, de Taguatinga, DF, enviou a seguinte mensagem: "Ocorreu um erro interno na recepção do arquivo de apuração de débitos" (Foto: Thiago Padua/Vc no G1)O internauta Thiago Padua, de Taguatinga, DF, enviou a seguinte mensagem: "Ocorreu um erro interno na recepção do arquivo de apuração de débitos" (Foto: Thiago Padua/Vc no G1)

Paulo Henrique Ferreira Castro de Oliveira, de Brasília, diz que além de não funcionar a geração da guia DAE, o sistema exibe uma mensagem informando que é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento, mas que não há nenhum telefone disponível no site do eSocial. Além disso, há relatos de que o telefone 146 da Receita não está funcionando.

“A mensagem que manda entrar em contato com a Central de Atendimento é um deboche. O consumidor não deveria ser responsável por procurar esse telefone feito doido no site. Ele deveria vir dentro do texto que informa que não foi possível processar o pagamento. Texto esse, aliás, que eu tive que ler incontáveis vezes nos últimos dias”, diz.


Jones Fagundes da Vitoria, de Aracruz, ES, diz que quando clica em calcular surge que o recolhimento está em atrasosg (Foto: Jones Fagundes da Vitoria/Vc no G1)Jones Fagundes da Vitoria, de Aracruz, ES, diz que quando clica em calcular o que deverá pagar de triburos
surge uma mensagem dizendo que o recolhimento está em atraso (Foto: Jones Fagundes da Vitoria/Vc no G1)

Outra reclamação recorrente é que os contribuintes estão conseguindo gerar o boleto para pagamento do FGTS de novembro para pagamento em dezembro, mas o de outubro para pagamento até o dia 6 deste mês eles não conseguem.

Ainda em relação ao pagamento, muitos relatos informam que quando chega na etapa para calcular o valor total a ser pago do Simples Doméstico, surge um aviso de que o pagamento está com atraso, sendo que o vencimento é na sexta-feira.


Roberto Engels Garay, de Porto Alegre, reclama que gerar guia no eSocial "é uma saga" (Foto: Roberto Engels Garay/Vc no G1)Roberto Engels Garay, de Porto Alegre, reclama que gerar guia no eSocial "é uma saga" (Foto: Roberto Engels Garay/Vc no G1)

Fonte: G1

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