domingo, outubro 28, 2012

Terremoto de 7,7 graus atinge costa do Pacífico do Canadá e gera Tsunami no Havaí


 (Reprodução/Terra)
Um terremoto de 7,7 graus de magnitude atingiu na noite desse sábado (madrugada de domingo no Brasil) o oeste do Canadá, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), e gerou um tsunami, segundo o Centro de Alarmes de Tsunamis no Pacífico.

O instituto emitiu um alerta para o Havaí, nos Estados Unidos. De acordo com o comunicado, foi gerado um tsunami que poderia causar danos na costa de todas as ilhas que compõem o arquipélago, e ações urgentes foram tomadas para a proteção de vidas e propriedades. As regiões costeiras dos Estados Unidos e Canadá também foram incluídas nas regiões ameaçadas, mas com menos intensidade.

Um alerta de tsunami significa que pessoas que moram na praia ou em regiões próximas ao nível do mar e estejam dentro do raio de alerta devem imediatamente se dirigir para o interior ou para locais mais altos, de acordo com o instituto. Moradores devem ainda ficar atentos a possíveis mensagens ou instruções das autoridades locais sobre como proceder caso um tsunami de grandes proporções seja uma real ameaça.

As sirenes começaram a alertar os moradores em áreas litorâneas no Havaí por volta das 21h (5h de Brasília), ao mesmo tempo em que se pedia à população que abandonasse o litoral e se deslocasse para regiões mais altas.

O alerta de evacuação causou intensos engarrafamentos e problemas de colapsos nas linhas de telefonia celular, apesar de os membros dos serviços de emergência terem assinalado que os efeitos do maremoto não serão da gravidade dos provocados pelo terremoto de 11 de março de 2011 no Japão.

A cidade mais próxima do epicentro, que teve uma profundidade de 17,5km, é Masset, a 139 km de distância e localizada em um arquipélago na província de Columbia Britânica (Canadá), que tem em Vancouver a maior cidade. O Alasca, nos Estados Unidos, fica a cerca de 625 km do ponto onde o tremor aconteceu.

Uma série de pelo menos dez terremotos, sendo o mais forte de 5,1 graus, e o menor de 4,1 graus, com profundidades de cerca de 10 km, foram registrados quase no mesmo local na sequência.

TSNUNAMI NO HAVAÍ
O tsunami gerado pelo terremoto chegou ao Havaí com ondas menores que as previstas, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês).

A expectativa era que as primeiras ondas que atingiriam o arquipélago americano fossem de dois metros de altura, mas foram menores e não superaram às recebidas em março de 2011 após o terremoto do Japão, disse o porta-voz do PTWC, Gérard Fryer, à imprensa local.

Os analistas esperam suspender nas próximas horas o alerta de evacuação e mantê-lo em aviso após medir repetidamente ondas abaixo dos dois metros que se esperava. Fryer lembrou, no entanto, que as ondas produzidas pelo tsunami podem continuar chegando até sete horas depois da primeira frente.

Após o alerta emitido pelo PTWC, as autoridades tiveram pouco mais de uma hora para preparar a população perante a chegada das primeiras ondas.

Os serviços de emergência se desdobraram no arquipélago e as sirenes de alarme começaram a soar no litoral para pedir aos residentes de áreas próximas ao nível do mar que se refugiassem em zonas altas. Também foram habilitados centros comunitários e colégios para que as pessoas próximas ao litoral pudessem esperar que passasse o alerta de evacuação.

As sirenes começaram a alertar os moradores em áreas litorâneas por volta das 21h (5h de Brasília), ao mesmo tempo em que se pedia à população que abandonasse o litoral e se deslocasse para regiões mais altas.

O alerta de evacuação causou intensos engarrafamentos e problemas de colapsos nas linhas de telefonia celular, apesar de os membros dos serviços de emergência terem assinalado que os efeitos do maremoto não serão da gravidade dos provocados pelo terremoto de 11 de março de 2011 no Japão. As autoridades pediram aos moradores que buscassem refúgio em lugares altos ou designados para acolher pessoas perante a chegada das ondas, como escolas e centro comunitários.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um aviso de menor intensidade para as costa dos Estados da Califórnia, Oregon, Colúmbia Britânica (Canadá) e Alasca, já que a energia projetada pelo tremor foi dirigida para as ilhas do Havaí.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!