segunda-feira, março 09, 2020

Eleição para prefeito pode ter número recorde de candidatos

A menos que eventuais pré-candidatos recuem após possíveis negociações político-partidárias, as eleições municipais de 2020 caminham para ter um número recorde de candidatos na disputa dos votos de 561.700 eleitores para prefeito em Natal. Neste momento, há doze nomes lançados ou cogitados com pré-candidatos, quatro a mais do que em 2004, quando houve o maior número de candidatura até agora à Prefeitura da capital desde a redemocratização, como nove concorrentes. 

Créditos: Emanuel Amaral
Resultado de imagem para Eleição para prefeito pode ter número recorde de candidatos
Disputa pelo comando da Prefeitura do Natal pode ter recorde

O prefeito Álvaro Dias (MDB) ainda não assumiu, publicamente, a candidatura à reeleição, mas é considerado nos meios políticos como um postulante natural. Ele tem afirmado nas entrevistas recentes que sua preocupação é com a administração da cidade e continua evitando falar, abertamente, em candidatura ou sobre as especulações de que poderá fazer nova opção partidária, embora tenha prazo até  03 de abril para se filiar a outro partido e daí poder concorrer à reeleição.

Presidente estadual do MDB, o deputado federal Walter Alves diz que conversa semanalmente com o prefeito Álvaro Dias, inclusive sobre questões administrativas para a cidade. Politicamente, Walter Alves confirmou que na terça-feira (03), houve uma conversa dele, do prefeito e o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (SP), a respeito de “alianças com outros partidos”.

Além do apoio político, Walter Alves afirmou que o seu mandato tem ajudado o prefeito a administrar Natal, destinando R$ 10 milhões em emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU) para a capital. 

Walter acrescentou que “são recursos para obras importantes como o recapeamento asfáltico da avenida Hermes da Fonseca, revitalização da orla marítima, e projetos da secretaria de trabalho e ação social”. Ele disse que o MDB “também tem ajudado muito com os projetos da drenagem da zona Norte, obras de revitalização da Redinha e outros projetos”.

Walter Alves declarou que o MDB caminhará com Álvaro Dias nas eleições deste ano: “Consideramos que ele é o mais preparado político e administrativamente para ser o gestor de Natal pelos próximos anos, quando questões como o plano diretor estarão em discussão”.

Alguns dos concorrentes de Álvaro Dias na corrida eleitoral estão na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – os deputados estaduais – Hermano Morais (PSB) e Kelps Lima (SD) ou mesmo do deputado Coronel Azevedo (PSC). Os dois primeiros  já têm pré-candidaturas confirmadas.

O partido da governadora Fátima Bezerra, o PT, tem a possibiliade lançar a candidatura da deputada federal Natália Bonavides, que internamente tem o seu nome discutido ao lado do secretário Fernando Mineiro e do  médico Alexandre Motta, que disputou a eleição de senador em 2018. “Há convicção de que estamos com condições de disputar a eleição por duas razões principais: tempos o que defender (a nossa plataforma política é de bem estar social, inclusão econômica e pacificação da sociedade) e podemos manter esse diálogo com a cidade, da periferia para o centro”, comentou Alexandre Motta.

A presidente municipal do PT, vereadora Divaneide Basílio, disse  que as manifestações de Bonavides e Mineiro de que não pretendem concorrer à prefeitura de Natal “são legítimas, mas foram feitas a partir das esferas pessoais deles”.
Divaneide Basílio afirmou que  Alexandre Motta “foi o único que colocou o nome oficialmente” à disposição do PT para a eleição majoritária em Natal, mas confirmou que o grupo de trabalho criado internamente no partido, com a finalidade de debater pré-candidaturas a prefeito: “O Grupo de Trabalho levantou e trabalha com a possibilidade de discutir esses três nomes enquanto candidatos, mas nesta semana começa a conversar  individualmente para saber se vão manter nomes à disposição do partido e colocar importância de ter um protagonismo petista”.

Deputados estão com pré-candidaturas lançadas

Entre os políticos que estão lançados pelos partidos com pré-candidatos, dois são deputados estaduais — Hermano Morais (SDD) e Kelps Lima (PSB). Líder do partido Solidariedade na Assembleia Legislativa, o deputado Kelps Lima diz que sua pré-candidatura “é um projeto estruturado há muito tempo” e que vai com ela até o fim. “O SD tem um projeto para Natal, porque achamos que é importante para cidade ser apresentado um projeto com o nosso formato, que, sem querer ser melhor do que os outros, é um projeto diferente de tudo o que já foi apresentado a Natal”. 

Kelps Lima diz que já tem o apoio da nova banda do PSL no Estado, depois que o partido rompeu com o presidente Jair Bolsonaro, “o que deixa a gente muito feliz, porque é o partido que tem o maior tempo de TV nas eleições com o resultado das eleições de 2018”. 

Com relação a apoios de outros partidos, Lima diz que “não é uma negociação simples, porque como o nosso projeto é alternativo, a gente não se consegue abrir muitos espaços com partidos que querem negociações tradicionais e não podemos jogar fora o formato que estamos construindo e o  tipo de propostas que a gente quer fazer por causa de alianças”. Mas, segundo Lima, “ninguém ganha eleição sozinho e ninguém é dono da razão, por isso vamos tentar agregar forças partidárias e seguir com negociações até julho”.

Já o deputado Hermano Morais (PSB), diz que no momento respeita o prazo eleitoral de filiação partidária e se preocupa com a formação de nominata do partido para a Câmara Municipal de Natal. “Todo o esforço em março e início de abril é nesse sentido, passado esse primeiro período, intensificaremos conversas com outros partidos, uns com decisões de ter candidaturas próprias e outros ainda avaliando o quadro, então vamos tratar com esses partidos e buscar entendimentos com os partidos com os quais temos afinidade política e tenham um projeto de mudança para Natal”.

 Morais disse que pretende discutir uma aliança para trazer um companheiro de chapa, “não só para vencer as eleições, mas para governarmos juntos, se assim for o desejo do povo de Natal”. 

O deputado Coronel Azevedo (PSC), que é filiado ao PSC, também é citado nos meios políticos como uma alterntaiva na disputa pela prefeitura. Ele diz que a menção do seu nome como provável candidato a prefeito de Natal, “é prova de que o mandato na Assembleia Legislativa está cumprindo seus objetivos”. Mas Coronel Azevedo afirma que não tem, pessoalmente, mencionado sua pré-candidatura, mas admite que “tem responsabilidades com Natal”, onde foi o terceiro deputado  estadual mais votado nas eleições de 2018, “como único candidato sem mandato à época e sem estrutura durante a campanha eleitoral”. Para Azevedo, o processo eleitoral não começou em Natal, “ainda é cedo, mas não posso deixar de dizer que me sinto honrado e ainda mais motivado por ser lembrado pelo povo natalense”.

Nomes cogitados ou lançados como pré-candidatos a prefeito de Natal pelos partidos 

Álvaro Dias (MDB)
Kelps Lima  (SD)
Hermano Morais (PSB)
Fernando Freitas (PC do B)
Fernando Pinto (NOVO)
Carlos Alberto (PV)
Sandro Pimentel (PSOL)*
Karla Veruska (Avante)**
Natalia Bonavides (PT)***
Rosália Fernandes (PSTU)****
Heró Bezerra (PRTB)
Coronel Azevedo (PSC)*****

*À disposição do partido, mas tem outros nomes em cogitação.
**À disposição do partido, mas indicação está em aberto.
*** Nome apresentado pelo “Grupo de Trabalho” ao lado de dois nomes – Fernando Mineiro e Alexandre Motta, que por enquanto é o único a afirmar que pretende concorrer.
****Nome à disposição do partido, mas pode surgir outra candidatura.
*****Citados em algumas cogitações,  diz considerar prematuro debate sobre candidaturas. 

Números

Quantitativos de candidatos a prefeito em Natal

2016 - 7
2012 - 6 
2008 - 8
2004 - 9
2000 - 8
1996 - 6
1992 - 5
1988 - 4
1985 - 4

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!