Páginas

terça-feira, setembro 20, 2022

Ministra do TSE determina remoção de sites e canais petistas que usam 'aparência' de agência de notícias para criticar Bolsonaro



A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou nesta segunda-feira (19) a retirada do ar do site “verdadenarede.com.br”, de páginas nas redes sociais de mesmo nome e de canais de Telegram e Whatsapp ligados à página.


A decisão atendeu a um pedido da campanha do presidente Jair Bolsonaro.


Segundo o grupo, o site -- que aparece indicado como um dos sites oficiais da campanha do ex-presidente Lula -- as páginas nas redes sociais e os canais de mensagens fazem propaganda eleitoral positiva para o petista e negativa para o candidato do PL, usando uma linguagem de agências de checagem de notícias. Para eles, o material burla a legislação eleitoral ao não indicar claramente que se trata de propaganda desta natureza.


Para a ministra, o site "verdadenarede.com.br" "é estruturado, concebido e organizado para transmitir a falsa ideia de que se trata de uma agência independente de checagem de notícias, e não de um espaço oficialmente dedicado à propaganda eleitoral".


"Tudo leva a crer, portanto, haver evidente confusão informacional dolosa na hipótese em apreço, em caso que entendo ser de verdadeira fraude à lei", escreveu a ministra.


"No caso concreto, no entanto, ao contrário da transparência, da lealdade e da boa-fé, vislumbro deliberada construção do sítio para dar a falsa aparência de uma agência independente e neutra de checagem de fatos, com a consequente submissão do usuário e da usuária à propaganda eleitoral sem seu conhecimento, seu consentimento ou mesmo sem sua filtragem ideológica", completou.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!