terça-feira, julho 27, 2021

Perícia conclui que não houve entrada de pessoas estranhas em apartamento funcional de Joice Hasselmann

Uma perícia feita pelo Departamento de Polícia Legislativa (Depol) da Câmara dos Deputados, em câmeras de segurança, concluiu que nenhuma pessoa estranha entrou no apartamento funcional onde a deputada federal Joice Hasselmann (PLS-SP) mora, em Brasília, entre os dias 15 e 20 de julho.


Fazendo upload: 1027214 de 1027214 bytes.
Prédio onde se localiza o apartamento funcional da deputada Joice Hasselmann — Foto: TV Globo/Reprodução


A corporação concluiu, nesta terça-feira (27), o inquérito que apura um incidente ocorrido no imóvel, na madrugada de 18 de julho. A parlamentar afirma que acordou na madrugada com diversos hematomas e percebeu manchas de sangue no chão, mas não se lembra do que ocorreu (veja mais abaixo).


A Polícia Legislativa realizou perícia em 16 câmeras do prédio e ouviu funcionários que trabalham no local. O inquérito foi encaminhado para o Ministério Público Federal. Porém, o procurador Wellington Divino Marques de Oliveira decidiu devolver os autos à corporação. Ele afirmou que só vai se manifestar após o término de todos os laudos periciais, mas não detalhou quais faltam.


O caso também está sendo investigado pela Polícia Civil do DF. Na segunda-feira (26), Joice Hasselmann passou por exame toxicológico e de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), nove dias após o incidente. Nesta terça, agentes fizeram perícia no apartamento e no carro da parlamentar.



Após a divulgação das conclusões da Polícia Legislativa, Joice divulgou uma nota, afirmando que há pontos cegos nas câmeras de segurança do prédio (veja íntegra ao fim da reportagem).


"Acrescento à nota da Depol um pequeno, mas imprescindível detalhe: não existem câmeras de segurança nas escadas, nem nas entradas dos apartamentos funcionais - eu mesma chamei a atenção para o problema em meu depoimento à Depol e agentes alegaram que seria para resguardar a 'privacidade' dos parlamentares", afirma.


Mudança de versões

Na manhã desta terça-feira, a Secretaria de Comunicação da Presidência da Câmara dos Deputados disse à TV Globo que o Depol não havia identificado a entrada de nenhuma pessoa estranha no prédio onde mora Joice. A nota também diz que a perícia concluiu que a parlamentar não saiu do imóvel nesse período.


Nota enviada pela Secom da Presidência da Câmara dos Deputados — Foto: Reprodução


Mais tarde, uma segunda nota divulgada pela assessoria de comunicação da Câmara dos Deputados excluiu essas duas informações.


O G1 questionou a assessoria sobre a diferença entre as duas notas e o órgão respondeu que não confirmava as informações divulgadas à imprensa mais cedo. No meio da tarde, a Casa reenviou a primeira nota, confirmando o teor das informações.


Nota da Assessoria de Comunicação da Câmara dos Deputados, excluindo as informações divulgadas pela Secom da Presidência da Câmara — Foto: Reprodução


A Câmara também disse que há segurança nos apartamentos funcionais dos parlamentares. "Os prédios possuem vigilância armada e porteiros, ambos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, há câmeras de segurança e rondas ostensivas, com viatura caracterizada."


Segundo o departamento, outras informações sobre a investigação do caso da deputada Joice Hasselmann, no âmbito do Depol, são sigilosas, conforme artigo 20 do Código de Processo Penal.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!