O gestor de Itaú-RN André Júnior reconheceu em entrevista a diretora Têka, pela Rádio Cidade FM Itauense 104,9 MHz que o Regime de Previdência Própria (RPPS) é muito preocupante desde seu nascimento, devido as dificuldades financeiras, tendo em vista uma dívida de mais de três milhões de reais, com isso pede paciência e a ajuda dos aposentados e mostrar a situação do RPPS do município de Itaú.
Uma verdadeira bomba a ser explodida a qualquer momento, o RPPS foi uma decisão que os funcionários optaram, sabendo dos riscos, mas mesmo assim preferiram ver para crer.
É sabido por todos que ao longo de sua existência a conta acabaria caindo sobre os seus beneficiários, ou seja, os aposentados.
André Júnior disse que o RPPS é uma das áreas mais preocupantes da administração, por isso pede ajuda dos aposentados, da Câmara Municipal para encontrar uma solução, tendo em vista que uma ação mal planejada pode prejudicar de um lado os aposentos, ou do outro os servidores públicos municipais.
“Essa é uma das áreas mais preocupantes no nosso governo, na verdade na cidade de Itaú, uma situação que desde o nascimento da previdência própria, o nosso RPPS, que ela vem com dificuldades, hoje pra vocês terem uma ideia, amigo ouvinte, cidadão itauense, a dívida passa dos três milhões e meio, chega a R$ 3.683.000,00, isso é muito preocupante, a dívida total! Onde essa preocupação, quero pedir que o aposentado, ou prestes a se aposentar, que tenham um pouco de paciência e também venham nos ajudar, porque, eu vou deixar bem claro os números, eu vou chamar o aposentado, vou mostrar a realidade, a gente vai precisar da Câmara Municipal também em apoio a resolver esse problema, porque de um lado a gente pode ajudar o aposentado, mas do outro lado lembre-se que tem a gestão púbica, o município, as áreas que não podem parar, como a saúde, como a educação, então precisamos planejar, já tenho me preocupado bastante. O nosso presidente Rillen já está ai a frente com uma consultoria, onde iremos bolar, onde iremos planejar, como faremos pra fazer esse pagamento diante de parcelamentos, para vocês terem um ideia hoje, o município de Itaú só em parcelamento de dívida, ele tem que pagar a previdência própria do município 68 mil reais, isso é muito preocupante, muito preocupante porque as fontes de renda da gente, nossas receitas, são muito baixas, então com isso não vai dar, vai faltar em algum outro canto, mas pode estar me perguntando: mas é dever da prefeitura pagar, com certeza, é dever da prefeitura, mas esse dinheiro eu não sei para onde é que foi, não posso lhe dar essa até poque não tive, como bem falei, não tive transição de informação, então o que eu quero dizer ao aposentado, que estou aqui, não estou fugindo da responsabilidade, estou pegando a responsabilidade pra mim, mas para isso eu preciso da câmara, eu preciso do próprio aposentado, eu preciso dos sindicatos, todos juntos, pra nós entramos num consenso, e bolar uma forma, bolar um projeto de planejamento de pagamento do RPPS, porque se não, eu tenho certeza, que nos próximos dias, infelizmente o nosso regime de previdência própria não terá dinheiro para pagar os aposentados. Para você ter uma ideia fizemos um levantamento, um estudo, onde esse levantamento só teremos dinheiro para pagar o pessoal até o mês de março. Então isso é muito preocupante”. Explicou o prefeito.
Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!