A campanha da presidenciável Marina Silva (PSB) informou nesta quarta-feira (10) que ingressou com duas ações junto ao Tribunal
Superior Eleitoral (TSE) questionando a propaganda da candidata Dilma Rousseff (PT) que fala sobre os planos do PSB de dar autonomia ao Banco Central.
Conforme informado, a propaganda petista começou a ser veiculada ontem nas emissoras de rádio e televisão e sugere que Marina Silva quer dar poder aos banqueiros, esvaziando as prerrogativas do presidente da República e do Congresso Nacional (veja vídeo).
Em nota, a campanha de Marina Silva diz que as inserções levadas ao ar por Dilma Rousseff são “mentirosas” e trazem “distorções” sobre os planos da presidenciável do PSB a respeito da autonomia do Banco Central e a exploração do petróleo na chamada “camada pré-sal”.
Os marineiros alegam que Dilma e o PT querem criar pânico nos eleitores:
“A Coligação Unidos pelo Brasil requer direito de resposta para restabelecer a verdade em torno da proposta de conceder autonomia institucional ao Banco Central, uma das medidas incluídas no programa de governo da candidata do PSB e usada por sua concorrente para criar pânico entre os eleitores, abordagem que fere flagrantemente a legislação eleitoral em vigor e não corresponde à verdade. (…) São [peças publicitárias] distorcidas deliberadamente pela adversária em comerciais que atingem a imagem de Marina Silva e de sua candidatura”, informou o comunicado da campanha do PSB.
Segundo os aliados de Marina Silva, as propagandas de Dilma associam indevidamente Marina Silva à carestia e promove desinformação sobre a proposta real da candidata do PSB:
“No comercial, a Coligação adversária associa a independência do BC à carestia, dando a falsa impressão de que a despolitização das decisões da autoridade monetária – defendida como necessária para o resgate da confiança na economia brasileira – trará prejuízos para a população, provocando, inclusive à falta de alimentos. A propaganda afirma que a medida entregará ao setor financeiro prerrogativas e decisões que são do governo federal e do Legislativo. (…) Não bastasse extrapolar a crítica política, tal abordagem distorce gravemente o que propõe o programa de governo de Marina Silva”, declaram os partidários de Marina Silva.
Além de questionar a propaganda sobre o Banco Central, o PSB ainda diz que a campanha de Dilma falta com a verdade ao falar sobre as intenções da candidata em relação ao petróleo da camada pré-sal.
Por isso, as duas petições registradas no TSE devem pedir direito de resposta na propaganda de Dilma Rousseff para tentar reduzir o impacto negativo que essas inserções tiveram até aqui na avaliação dos eleitores sobre Marina Silva.
Segundo pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada pela revista Carta Capital nesta quarta-feira (10), Dilma voltou a abrir frente sobre Marina no primeiro turno das eleições, conquistando oito pontos de vantagem sobre a adversário do PSB.
No levantamento, Dilma aparece com 36% das intenções de voto, enquanto Marina tem 28% e Aécio aparece com 15%.
A pesquisa do Vox Populi também diz que no segundo turno, Marina continua na frente numericamente de Dilma, mas a diferença que era de dez pontos na última pesquisa Ibope, agora é de apenas um.
Enquanto Marina tem 42% das intenções de voto, Dilma já aparece com 41%, ficando tecnicamente empatada a disputa.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!