domingo, junho 08, 2014

Fãs se despedem de Fernandão durante velório na sede do Goiás

Em fila, torcedores se despedem do ex-jogador Fernandão, em Goiânia, Goiás (Foto: Guilherme Gonçalves/ G1)Centenas de fãs do ex-jogador Fernando Lúcio da Costa, de 36 anos, conhecido como Fernandão, se despedem do ídolo, que é velado no Ginásio Luis Torres de Abreu,
localizado na Serrinha, sede do Goiás Esporte Clube, no Setor Bela Vista, em Goiânia. O enterro está marcado para as 15 horas deste domingo (8), no Cemitério Jardim das Palmeiras, na capital.
Ídolo do Goiás e do Internacional, Fernandão e mais quatro pessoas morreram em uma queda de avião na madrugada de sábado (7), em Aruanã, a 315 km da capital. O acidente ocorreu logo após o grupo deixar um acampamento às margens do Rio Araguaia em direção à cidade.
Apesar de ter começado às 20h20, o velório só foi aberto ao público cerca de duas horas depois. A visitação é orientada por funcionários do Goiás. Em fila, os torcedores entram por um lado da quadra, passam pelo caixão, onde não podem parar, e seguem para a saída. Os fãs não podem permanecer dentro da quadra, apenas na arquibancada.
Antes de serem autorizados a entrar na Serrinha, torcedores já faziam vigília no portão da sede do clube na noite de sábado. Cerca de 200 pessoas estavam no local.

Mãe chora sobre o caixão durante velório do ex-jogador Fernandão, na sede do Goiás (Foto: Guilherme Gonçalves/G1)Mãe chora sobre o caixão de Fernandão
(Foto: Guilherme Gonçalves/G1)
Muito emocionados, familiares e amigos de Fernandão acompanham a cerimônia. O ex-jogador era casado há 14 anos com Fernanda Bizzotto Costa, com quem teve um casal de gêmeos de 11 anos. Ele também deixou uma filha de 15 anos, fruto de um relacionamento anterior. A mulher do ex-jogador e a filha mais velha acompanham o velório.
Vários políticos compareceram ao velório, como o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e o ex-governador Iris Rezende (PMDB). 
O primeiro ex-jogador a chegar no local foi Túlio Maravilha, um dos principais atletas da história do Goiás. Ele lamentou a perda do amigo: "Recebi a notícia pela manhã e ainda não consigo acreditar. Era uma grande pessoa, um “gentleman”. Todos fomos pegos de surpresa com essa tragédia. O Fernandão tem cadeira cativa entre os maiores do Goiás e tinha um futuro promissor como dirigente ou comentarista".


Comoção
A morte de Fernandão comoveu milhares de fãs. Torcedora do Internacional, a presidente Dilma Rousseff lamentou a perda no Twitter. “Fernandão deixará saudades. Lamento muito a morte de #Fernandão, ídolo do Internacional e de todos os amantes do futebol", afirmou.
Dilma Rousseff ainda ressaltou o bom caráter do ex-jogador. “Campeão Mundial de clubes dentro de campo, Fernandão era fora de campo exemplo de caráter”, destacou.
Em Porto Alegre, centenas de colorados fazem vigília em frente ao Beira-Rio, na Avenida Padre Cacique. Neste domingo, o Inter promoverá uma missa no auditório Araújo Vianna, às 17h, e também já anunciou que não irá usar a camisa 9 no próximo jogo do clube no Brasileirão, contra o Corinthians, após a Copa do Mundo.
Acidente
Fernandão estava com mais quatro pessoas em um acampamento às margens do Rio Araguaia, a cerca de 12 km do Centro de Aruanã, onde ele tinha uma fazenda. Em uma das últimas imagens do ex-atleta, que foi publicada por um amigo nas redes sociais, ele aparece passeando de lancha ao som da música “Aqueles Olhos”, interpretada pela dupla sertaneja Leandro e Leonardo.

Mapa Aruanã, Goiás (Foto: Arte/G1)
Na madrugada de sábado, o grupo saiu do rancho para Aruanã. Além de Fernandão, também estava na aeronave Antônio de Pádua, conhecido como Bidó, primo do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSBD). Os outros três passageiros eram Edmilson de Sousa Lemes, cabo da PM e presidente da Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás, Milton Ananias, coronel aposentado da Polícia Militar e quem pilotava a aeronave e Lindomar Mendes Vieira, funcionário da fazenda.
O helicóptero caiu logo após decolar, por volta das 1h30, em uma faixa de areia. Imagens de um cinegrafista amador mostram o momento em que o ex-jogador é resgatado. No vídeo, é possível ver o Corpo de Bombeiros colocando Fernandão em uma maca. Muitas pessoas se aglomeraram no banco de areia para acompanhar o resgate. Das cinco pessoas que estavam a bordo, Fernandão foi o único encontrado com sinais vitais. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital Municipal de Aruanã.
Os corpos de Antônio de Pádua e de Edmilson de Sousa Lemes são velados em Palmeiras de Goiás, a cerca de 80 quilômetros de Goiânia. Já o velório de Milton Ananias acontece no Cemitério Parque Memorial, na capital.
Investigação
O helicóptero está registrado no nome da empresa Planalto Indústria Mecânica Ltda, da qual o ex-jogador era sócio. De acordo com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave Esquilo, prefixo PT-YJJ, estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia e válida até fevereiro de 2015. Já o Certificado de Aeronavegabilidade venceria em fevereiro de 2019. As informações constam no site da agência.

Helicóptero de Fernandão cai em banco de areia às margens do Rio Araguaia, em Goiás (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)Helicóptero não explodiu
(Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para investigar as causas do acidente. O G1 tentou contato com a assessoria de imprensa do órgão, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta reportagem. Já a Anac informou que aguarda os relatórios do Cenipa para se pronunciar oficialmente sobre o acidente.
O acidente também será apurado pela Polícia Civil. “Estamos investigando as mortes, que são a esclarecer, tendo em vista que precisamos saber as circunstâncias em que o helicóptero caiu. Vamos aguardar os laudos do Cenipa e da Polícia Técnico-Científica”, informou a delegada Bruna Coelho.
Carreira
Fernandão nasceu em Goiânia e iniciou a carreira nas categorias de base do Goiás Esporte Clube. Entre os anos de 1995 e 2001, conquistou cinco campeonatos estaduais, duas Copas Centro-Oeste e um Brasileiro na Série B, sempre na posição de meia.

Torcida esmeraldina fez festa para a volta de Fernandão em 2009 (Foto: O Popular)

Depois, seguiu para a Europa, onde jogou pelo Olympique de Marselha e Toulouse, na França, quando passou a atuar como atacante. Ele também jogou no Al-Gharafa, do Catar. Em 10 de julho de 2004, ele estreou com a camisa do Internacional em uma partida contra o Grêmio, quando foi o responsável pelo milésimo gol da história do clássico GreNal. No Colorado, Fernandão ainda foi o capitão do time nas conquistas da Libertadores e Mundial de 2006. Em 2009 o atacante retornou ao Goiás e depois se transferiu para o São Paulo.
Ele se aposentou em 2011, quando estava no Tricolor Paulista. Passou, então, a participar da diretoria do Internacional e, mais tarde, assumiu o posto de treinador do clube. Recentemente Fernandão estreou como comentarista no SporTV, onde participaria da cobertura da Copa do Mundo.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!