domingo, junho 08, 2014

Farc declara trégua unilateral por segundo turno na Colômbia

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) decretou um cessar-fogo unilateral, a partir da próxima segunda-feira (9), por ocasião do segundo turno da eleição presidencial na Colômbia,
no dia 15 de junho, anunciou neste sábado seu máximo líder, Timoleón Jiménez.
"Nossas unidades estão informadas sobre a suspensão das ações ofensivas contra as forças inimigas e a infra-estrutura estatal a partir da zero hora de segunda-feira, dia 9 de junho, e até às 24h do dia 30 de junho de 2014", diz Jiménez no site das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
A mensagem é destinada ao candidato opositor Óscar Iván Zuluaga, que a princípio rejeitava o atual processo de paz entre Bogotá e as Farc realizado em Havana mas suavizou sua posição após o primeiro turno da eleição presidencial.
No próximo domingo, o presidente Juan Manuel Santos tentará a reeleição contra Zuluaga, afilhado do ex-presidente e senador Álvaro Uribe. Zuluaga venceu o primeiro turno com 29,3% dos votos, contra 25,7% para Santos.

Santos e Zuluaga estão empatados nas pesquisas. Segundo o instituto Gallup Colombia, o candidato opositor tem 48,5% da preferência do eleitorado, contra 47,7% para o presidente.
Já o instituto Datexco prevê a vitória de Santos com 41,9% dos votos, contra 37,7% para Zuluaga, e 5,8% de indecisos.
As Farc já haviam anunciado uma trégua por ocasião do primeiro turno, entre 20 e 28 de maio, conjuntamente com outra guerrilha colombiana, o Exército de Libertação Nacional (ELN).

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!