O atacante Neymar preferiu se calar nesta quarta-feira após receber duras criticas de Pelé, que disparou contra o principal jogador do futebol brasileiro em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. O staff do camisa 11 do Santos optou pelo silêncio e não confirma ou divulga prazo em relação a uma possível resposta do craque santista.
Neymar, inclusive, evitou qualquer tipo de comentário nas Redes Sociais, ferramenta da internet bastante utilizada pelo jogador.
O atacante santista também não fez questão de responder ao Rei do Futebol em entrevista coletiva após o treino desta manhã, no CT Rei Pelé. A missão ficou por conta do volante Arouca, que foi “bombardeado” com perguntas sobre o caso.
Arouca tentou defender o amigo. O camisa 5 do Santos acredita que o craque santista está menos individualista em campo e justificou a “marcação dura” em jogos da seleção brasileira para defendê-lo da opinião de Pelé, que considera o camisa 11 um “jogador comum” quando veste a camisa verde e amarela.
“Difícil entrar em conflito, o Rei tem sua opinião, cada um tem a sua. Difícil mudar a característica de um jogador. Desde o inicio dele, quando subiu, ele tem ido mais em direção ao gol, como o Muricy pediu”, disse Arouca, que não vê Neymar um “jogador comum” na seleção.
“Cada um tem a sua visão, tem a sua opinião, lá na seleção ele tem a mesma alegria com outros jogadores, parece que está jogando há muito tempo. No meu modo de ver não muda muita coisa, se esforça, mas nem sempre dá certo. Lá nem sempre vai passar pelo adversário, ele arrisca, a marcação lá é muito mais dura, mas o mais importante é que ele não deixa de arriscar. Não se omite em nenhum momento”, completou.
Segundo Pelé, Neymar está mais concentrado em seus afazeres fora de campo do que em suas atuações. Pelé o aconselhou a jogar mais para o Santos e tomar cuidado com o seu destino no futuro.
”Ele é um jogador sem experiência internacional. Em todos os jogos fora do país ele não vai bem. Todos acham que ele tem de resolver os problemas da seleção. Neymar não está preparado para receber esse peso. (...) Nós do Santos falamos que ele é o melhor do mundo, claro. Mas ele já se preocupa mais em aparecer na mídia do que em jogar para o time. O Neymar tem muita responsabilidade. E sua preocupação é mudar o estilo, mudar o corte de cabelo”, criticou o Rei, que criticou a carreira de Neymar na seleção brasileira. “O Neymar, por exemplo, toda vez que chega na seleção vira um jogador comum”, concluiu.
A favor do Rei:
- Imperador do Norte: Pelé está certíssimo. Neymar está virando produto e subproduto de marketing. O envolvimento com estrelas globais, cabelo extravagante, garoto-propaganda de tudo, comportamento de celebridade, etc, tudo isso faz parte do esquema e do show. Enfim, cada vez mais, um “escravo” muito bem pago pelo sistema. Gera lucros. E isso é o que importa. Por mais que seja responsável, o seu futebol, porém, com tantos compromissos comerciais e publicitários, vai ficando para o 2º ou 3º plano. Está virando, por conta desta personalidade midiática, uma presa fácil dos adversários, dentro e fora de campo. Falta alguém com autoridade e competência para reorientá-lo.
- Duarte2012: Concordo com Pelé... Inclusive Pelé foi quem foi, pois quando todos iam para o vestiário pós treino, ele continuava em campo treinando... Antes dos jogos ele ficava em um canto sozinho imaginando as jogadas que poderia executar para ajudar o time... O Santos tem que vender logo o Neymar enquanto ainda pode pegar uma grana.
- Stanzitto: Pela primeira vez vejo o Pelé falar uma coisa sensata. VERDADE absoluta!
- Santista 37: Pelé, muitas vezes o critiquei por diversos assuntos, mas neste em especial quero parabenizá-lo por falar o que ninguém dentro do clube tem coragem, principalmente o fantoche do pseudo-treinador... E Laor, presta atenção, nem só de mídia se vive. Quando tem de chegar e aconselhar tem que fazer pronto, doa a quem doer. Obrigado Pelé.
Contra a opinião do ex-camisa 10:
-JCODGDG: Os que estão julgando o rapaz, lembrem-se de quando tinham 18, 19, 20, 21 anos. O que vocês faziam na vida? Imaginem com o que sabiam e entendiam do mundo se tivessem a grana, a fama e a mídia o tempo todo ao lado de vocês. O que fariam? É fácil julgar o rapaz esquecendo isso.
-educt00: Não adianta, o Pelé não resiste. Ele sempre procura diminuir qualquer sujeito que pareça ter potencial de craque. Foi assim com Zico, Romário, Maradona e, agora, Neymar. As observações do Pelé em tudo quanto é assunto, de futebol a política, são risíveis. Sem falar da "maravilha" criada por ele: a Lei Pelé. Ainda não encontrei definição melhor que aquela dada pelo Romário quando se referiu a alguns comentários do Pelé à época : O PELÉ CALADO É UM POETA!
-m.tess: Pelé parou de jogar e começou a falar. Desastre. Mete o bico sem ser chamado na vida de qualquer craque que apareça. Foi assim com Zico, Romário e outros. Neymar é meio time do Santos. Calado, Pelé é um poeta como disse o inteligente Romário. Maradona que foi melhor do que ele não é tão antiético.
-Regfoz: Não concordo com Pelé. O Neymar faz a parte dele. O Santos transformou o time baseado em um só jogador. Quem valoriza mais a mídia que o futebol seria o Presidente do Clube. O restante é fraco.
Reprodução Cidade News Itaú