Nessa quinta-feira (5), a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Cedec), órgão da Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), por meio do seu coordenador, tenente-coronel Acioli, participou de uma reunião no Gabinete Civil junto com a governadora Rosalba Ciarlini e representantes do governo, para discutirem a situação de 139 municípios potiguares que sofrem com a falta de chuva.
A governadora Rosalba Ciarlini entregou um relatório sobre a situação dos municípios ao coordenador estadual da Defesa Civil. Durante a reunião, também foram discutidas medidas e ações de enfrentamento ao período de estiagem no semiárido potiguar.
De acordo com o cel. Acioli, o Estado irá decretar Estado de Emergência. "Hoje recebemos o relatório da governadora e na segunda-feira (9) iremos receber o relatório da Semarh, logo em seguida iremos trabalhar no parecer técnico, e no máximo em 48 horas entregaremos o parecer técnico para que a governadora possa oficializar o Estado de Emergência publicando no Diário Oficial", esclareceu o coordenador da Defesa Civil, cel. Acioli.
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e suas vinculadas (Emater, Emparn e Idarn), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Corpo de Bombeiros e os dirigentes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande Norte (Fetarn) e Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).
O coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Acioli, afirmou que 71 municípios do Estado já estão sendo abastecidos com carros-pipas e fazem parte da ''Operação Pipa''. Segundo cel. Acioli, os municípios precisam se integrar à Defesa Civil e criar a Coordenadoria de Defesa Civil Municipal. O coordenador destaca a necessidade de os municípios do RN estarem cadastrados no Sistema Nacional de Defesa Civil e assim poderem solicitar recursos de Brasília quando houver necessidade.
"Operação Pipa" atende municÍpios atingidos há 13 anos
A "Operação Pipa" existe há 13 anos. O Ministério da Integração Nacional, representado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, em parceria com o Ministério da Defesa, representado pelo Comando de Operações Terrestre (Coter), criou a referida operação a fim de auxiliar as Ações de Defesa Civil, complementando a distribuição de água realizada pelas prefeituras nas regiões do semiárido brasileiro atingidos pela estiagem.
Para ser incluído na "Operação Pipa", o prefeito precisa enviar um ofício ao secretário nacional de Defesa Civil pedindo a operação e mandar também vários dados, como a população afetada pela estiagem.
A sede da Defesa Civil Estadual fica aberta ao atendimento público das 8 às 12h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira, no prédio da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), no Centro Administrativo, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.
Em caso de urgência, a Defesa Civil do RN pode ser acionada através da Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.
Quem desejar manter contato com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, no horário de expediente do órgão, basta ligar para 32321769 ou 32321762. Como também por e-mails: defesacivil@rn.gov.br ou cedec.rn@gmail.com.
Fonte: O Mossoroense