Páginas

quinta-feira, outubro 18, 2012

Justiça Federal recebe denúncia contra 10 envolvidos na Operação Via Ápia

Juiz federal Mário Azevedo Jambo, da 2ª Vara Federal, recebeu denúncia contra os 10 acusados (Ana Amaral/Arquivo DN/D.A.Press)
Juiz federal Mário Azevedo Jambo, da 2ª Vara Federal, recebeu denúncia contra os 10 acusados

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte recebeu a denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra dez pessoas envolvidas na Operação Via Apia, onde são acusadas dos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraudes em processos licitatórios no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). 

O sobrinho do deputado federal João Maia, Gledson Golbery de Araújo Maia está entre os acusados. O juiz federal Mário Azevedo Jambo, da 2ª Vara Federal, recebeu a denúncia contra mais 9 envolvidos no esquema de corrupção descoberto durante a operação da Polícia Federal, em abril do ano passado. Entre os denunciados estão: Fernando Rocha Silveira, Luiz Henrique Maiolino de Mendonça, Frederico Eigenheer Neto, Gilberto Ruggiero, Andrev Yuri Barbosa Fornazier, Marlos Wilson Andrade Lima de Góis, Emir Napoleão Kabbach, José Luís Arantes Horto e Mário Sérgio Campos Molinar.

Prazo para defesa
Os acusados terão o prazo de dez dias para apresentarem a defesa por escrito, onde deverão fazer as alegações de tudo que possa interessar a defesa, apresentarem documentos e arrolarem testemunhas.

“Urge recordar que o recebimento da denúncia não implica na aceitação definitiva do enquadramento jurídico do fato, de forma que, ainda que se entenda que a conduta narrada na peça acusatória não se enquadra na capitulação inicialmente proposta, subsiste a conduta em si mesma, que poderá amoldar-se, ou não, em dispositivo diverso da codificação penal”, escreveu o Juiz Federal Mário Jambo.

Ele ressaltou que a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal foi feita em 108 laudas e expõe minuciosamente, e lançando mão de quadros explicativos e concatenação de documentos, depoimentos, planilhas e transcrição de escutas, que os denunciados teriam perpetrado os diversos delitos nela capitulados em quadrilha, atribuindo a cada um dos denunciados um grau de suposta participação. 

Memória
As investigações da Operação Via Ápia se iniciaram a partir de fiscalizações realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Entre as irregularidades apontadas estão a má execução do serviço, fiscalização omissa, prorrogação indevida de prazos, falta de responsabilização do consórcio executor pela lentidão da obra, avanço desproporcional das etapas de serviço e liberação de trecho da rodovia sem a licença de operação.

Números da Via ápia
10 réus
R$ 40 mi de superfaturamento
2 indicados por João Maia presos 

Fonte: DN Online/Cidade News Itáú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!