Diante do problema da estiagem, onde os moradores da comunidade rural enfrentam uma das piores secas dos últimos 40 anos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/ RN) e parceiros buscarão, no uso da tecnologia, alternativas para amenizar os efeitos da estiagem. A discussão em torno da questão será realizada no dia 15 de junho.
A atividade terá como tema "Tecnologia para convivência com a seca" e será realizada no Auditório Amâncio Ramalho, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). A iniciativa faz parte da programação da Feira Internacional da Fruticultura Irrigada (Expofruit), que será realizada de 13 a 15 de junho, no Centro de Exposição (Expocenter).
Durante a atividade, serão realizadas palestras com representantes de entidades governamentais destinadas a pequenos produtores que participarão do VI Encontro da Agricultura Familiar. A ideia é apresentar alternativas simples e viáveis para o homem do campo driblar os efeitos da estiagem, como, por exemplo, a construção de barragens subterrâneas e barragens sucessivas.
"Estamos convivendo com a seca e não poderíamos deixar de tratar do assunto neste evento que trata do agronegócio, de atividades que dependem diretamente da chuva. Algumas pessoas costumam dizer que a seca não afeta quem depende de irrigação, mas isso não é verdade. Por isso estamos desenvolvendo essa programação, que atenderá a todos os produtores, já que a seca é um problema que atinge todo o Estado e a região Nordeste", explica Franco Marinho, gestor de Fruticultura do Sebrae-RN.
Aliado à orientação técnica, o VI Encontro da Agricultura Familiar também contará com a participação de instituições financeiras, que prestarão apoio na divulgação de linhas de crédito especiais e refinanciamento de dívidas para produtores rurais.
Outra novidade inserida na programação da Expofruit 2012 é a inserção de grupos de pequenos produtores na Rodada de Negócios. O primeiro dia do evento será destinado a encontros entre empresas estaduais e produtores ligados à agricultura familiar.
O objetivo é oportunizar a realização de negócios entre os pequenos produtores.
As inscrições para participar da programação do VI Encontro da Agricultura Familiar poderão ser feitas no endereço eletrônico www.ufersa.edu.br.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!