Páginas

sexta-feira, maio 11, 2012

Núcleos da Emater e Idiarn promovem cadastramento de produtores de gado na região

rebanho_bovino
VALE DO AÇU - Desde a última semana técnicos do escritório regional do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN) e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) promovem uma atividade de campo que deverá percorrer todos os municípios da área de jurisdição do núcleo da Emater.

De acordo com informação prestada pelo gestor deste órgão, engenheiro agrônomo Evilásio Dantas de Farias, a tarefa se prende ao cadastramento dos imóveis rurais nos quais é praticada a agropecuária.

"Este serviço está sendo realizado conjuntamente pela Emater e pelo Idiarn e deverá estar concluído até o dia 20 de maio", declarou Evilásio Dantas.

O dirigente extensionista disse que, em seguida, uma equipe técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, virá à região com o propósito de auditar a atividade desenvolvida pelos dois órgãos públicos estaduais.

O gestor da Emater informou que o trabalho está diretamente relacionado ao esforço do Governo do Estado no sentido de elevar seu status em termos de febre aftosa.

"Paralelamente ao trabalho de cadastramento [das propriedades rurais], estamos alertando aos criadores da importância de vacinar seu rebanho contra a febre aftosa", acrescentou o gestor do escritório regional da Emater/RN, instalado na cidade do Assú.
Evilásio Dantas explicou que a atividade ora desempenhada por Emater e Idiarn terá um papel fundamental na avaliação que o Mapa fará a fim de definir a mudança de parâmetro do Estado em relação ao grau de risco da doença. 

CATÁLOGO

Por isso, disse, é preponderante a reidentificação geográfica do setor agropecuário e a atenção dos pecuaristas no sentido de imunizar seu rebanho. O engenheiro agrônomo destacou que, em todo o Estado, o trabalho de catalogação dos imóveis rurais deverá abranger um universo estimado de 25 mil agropecuaristas.

"Esta é uma ação prioritária dos dois órgãos [Emater e Idiarn] e deverá terminar até o dia 20 deste mês para, em seguida, chegar uma equipe técnica do Mapa que fará uma completa auditoria de todos os dados levantados", finalizou o gestor do escritório regional da Emater/RN no Vale do Açu.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!