O diretor geral do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRTM), Ney Robson, disse que está sendo oficializada a criação de um Colegiado Regional de Saúde. A partir deste colegiado, será iniciado um trabalho de transformação de atendimento em rede na região Oeste do RN. O socorro prestado pelo Samu no Oeste será em rede, diz o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, lembrando que já existe uma estrutura de alta complexidade no HRTM e de apoio dos demais hospitais regionais.
O Hospital Tarcísio Maia é o único local para atender a todos os pacientes em estado grave do Oeste do RN. "De nada vai adiantar o Samu funcionando em todas estas cidades se não existir uma boa unidade de regulação instalada, a partir de Mossoró, para receber, estabilizar o quadro e distribuir corretamente esses pacientes para a unidade hospitalar que tem o atendimento adequado", diz Ney Robson, lembrando que essa estrutura já está sendo preparada.
No próximo dia 28, Ney Robson disse que vai reunir todos os diretores de hospitais regionais em Angicos para oficializar o Colegiado Gestor de Saúde do Oeste. Também teremos reunião com os diretores das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Mossoró e da Secretaria Municipal de Saúde para buscar o melhor caminho para essa regulação. Sobre a falta de espaço e médicos no HRTM para atender a demanda no Oeste, o diretor reconhece o problema e diz que já tem uma proposta apresentada à governadora Rosalba Ciarlini para resolver.
Essa proposta consiste em ampliar os leitos de internamento em Mossoró. "Conversamos com a diretoria da Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR) e analisamos a possibilidade de o Estado alugar o anexo para internamentos, isso porque as clínicas médicas e cirúrgicas do HRTM estão todas lotadas. O repouso masculino e feminino, também", revela.
Sobre os nove leitos de UTI não serem o suficiente, o diretor disse que aguarda somente o Governo autorizar o início da ampliação da UTI em oito leitos, cerca de 40 de enfermaria e uma unidade de pré-UTI, assim como climatizar os ambulatórios das clínicas médicas, cirúrgica e lavanderia. "Trata-se de um investimento necessário que a governadora já aprovou e está em fase de elaboração de projeto. Tem urgência", destaca o diretor.
Como vai funcionar o Samu regional
Paciente será conduzido para o hospital regional mais próximo. Com o quadro de saúde estabilizado, o serviço social acionará a Central de Regulação de leitos em Mossoró. Caso o paciente seja da especialidade de cardiologia, por exemplo, será encaminhado para o Hospital Wilson Rosado. As outras especialidades serão encaminhadas para o HRTM. Feito o atendimento de urgência emergência, o paciente será encaminhado para fazer o tratamento complementar. Pode ser em Mossoró ou Natal. Há casos que serão tratados em Caraúbas ou se houver o tratamento adequado.
Hospitais terão o SOS Emergência
Sobre a estrutura dos hospitais, o secretário Domício Arruda disse que essa é uma segunda fase. Ele disse que, inicialmente, o Samu vai servir apenas para conduzir um paciente de uma cidade para outra, geralmente para Mossoró ou Natal, se for o caso. As salas de estabilização serão instaladas através do Programa Federal SOS Emergência, que está sendo preparado no Ministério da Saúde. Assim como o Samu, o SOS Emergência será primeiro na região metropolitana de Natal e depois no interior.
Sobre a estrutura dos hospitais regionais, Domício Arruda elogiou o hospital de Caraúbas e a parceria com o Município. Em Apodi, ele lembrou que está em obras e que estão sendo comprados equipamentos. O Hospital Regional Hélio Marinho, de Apodi, será referência para as cidades de Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú. Reconhece a necessidade de instalar leitos de UTI nesses dois hospitais, mas se mostra sem empolgação.
Porém observa que Assú vai receber estrutura de UTI. Não soube precisar de quantos leitos. Em Pau dos Ferros já tem UTI. Cinco leitos. "Nós temos vários processos em andamento para complementar na UTI de Pau dos Ferros. Não temos recursos para estruturar essas UTIs imediatamente, como estamos recebendo equipamentos novos do Ministério da Saúde para o Walfredo Gurgel, vamos usar estes equipamentos do Walfredo Gurgel no interior", explica.
HRTM
Sobre o HRTM, Domício Arruda disse que já recebeu o projeto básico e já teve a aprovação da governadora Rosalba Ciarlini. Será ampliada UTI de nove leitos para 17 e também 36 nas clínicas. O tratamento de cirurgia eletiva para esvaziar o Hospital Tarcísio Maia, segundo Domício Arruda, será feito no Hospital da Polícia Militar, que tem boa estrutura e estava praticamente sem uso. Disse que o centro cirúrgico já está montado. "Agora estamos em entendimento com os ortopedistas. As cirurgias gerais serão realizadas no Hospital Tarcísio Maia. Estamos negociando cirurgias de neurocirurgias e no Hospital Wilson Rosado, assim como já acontece com cardiologia."
Samu de Mossoró vai regular
atendimento em todo o Oeste
O secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, disse que as sete ambulâncias do Samu regional continuam estacionadas na sede do Samu Metropolitano, em Macaíba. Segundo ele, o Governo do Estado está contratando, através de licitação, uma oficina de apoio em Mossoró e outra em Pau dos Ferros para fazer manutenção nas ambulâncias.
Arruda disse que está contratando uma estrutura de comunicação para melhorar a comunicação entre as unidades do Samu. Lembra que vários outros pequenos problemas também serão superados, ao poucos, de acordo com as disponibilidades financeiras da secretaria. Sobre o impasse com os médicos da Central da Regulação do Samu Mossoró, Arruda disse que estava em fase de negociação. É que os médicos querem ser remunerados se o serviço for ampliado.
Segundo Domício Arruda, com o funcionamento do Hospital da Mulher em Mossoró, será reduzido o repasse de recursos para a CSDR. Assim, acredita o secretário que terá recursos para organizar a Central de Regulação, em parceria com a Prefeitura de Mossoró, em Mossoró. "Temos urgência, porque só podemos receber as ambulâncias Samu do Seridó quando entregar essas ambulâncias do Samu Regional do Oeste", destaca o secretário.
Fonte: Defato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!