O secretário estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Gilberto Jales, confirmou que o governo do Estado está contratando um projeto para construir uma adutora da Barragem Jessé Pinto Freire (UMARI), de Upanema, para injetar na Adutora Arnóbio Abreu, garantindo assim abastecimento nas cidades de Janduís, Messias Targino e principalmente Patu.
Desta adutora, conforme o secretário Gilberto Jales, partirá um ramal instalado na cidade de Campo Grande para abastecer as comunidades rurais ao longo da RN 223 e complementar o abastecimento da cidade de Caraúbas. A informação foi passada também ao prefeito Ademar Ferreira e ao secretário de Governo Francisco Varela, terça-feira (6), em Natal.
O reservatório é conhecido por Umari e tem capacidade para armazenar até 300 milhões de metros cúbicos de água. Foi inaugurada há 11 anos. Apesar da carência da população rural ao longo do rio Umari, os Governos aos longos dos anos não investiram para explorar a agricultura irrigada e nem muito menos para aproveitar a água para consumo humano.
Atualmente o reservatório está servindo apenas para pesca. A ideia, conforme o secretário Gilberto Jales, é finalmente dá uma utilidade ao reservatório. Jales não descarta a possibilidade de usar o reservatório para criar peixe em cativeiro e/ou instituir um distrito irrigado. Lembra que para estes fins será preciso estudos de viabilidade.
Com relação à adutora, o secretário explicou ao prefeito Ademar Ferreira e ao secretário de Governo Francisco Varela que já está em fase de contratação do projeto. Depois disto, começa o trabalho em busca pelos recursos, que pode ser do Governo Federal ou do Governo do Estado. A terceira fase é licitação e realização da obra.
A cidade de Patu, que tem 13 mil habitantes, enfrenta problemas de abastecimento devido ao fato ser ponta de rede da Adutora Arnóbio Abreu. Quando dá problema no sistema, a cidade de Patu é a primeira a ficar sem água e quando este problema é resolvido, a cidade de Patu é a última a receber água. Como quebra com frequência, a cidade está quase sempre sem água. Já na cidade de Caraúbas, o problema no abastecimento mora no fato do sistema ser antigo e não conseguir mais atender a demanda de consumo da população.
Fonte: Defato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!