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sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Dnit republica licitação para novo contrato de manutenção de rodovias


A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no Rio Grande do Norte, publicou novo edital de licitação de novo contrato de manutenção de rodovias federais. De acordo com o chefe de engenharia do Dnit/RN, Antoniel Campos, o edital Nº 545/11-14, havia sido suspenso para correção de cálculos do lucro da empresa, que teriam sido calculados com base no valor antigo.
De acordo com informações publicadas no site do órgão, o processo de licitação será reaberto na próxima segunda-feira, 13.
O edital é composto de quatro lotes, que preveem a manutenção nas seguintes rodovias federais: BR 226 (Lote 1); BR 304 (Lote 2) e BR 405 (Lotes 3 e 4).
O valor total dos serviços previstos no edital é de R$ 13.916.623,41. Deste total, R$ 7.065.435,97 serão destinados para a manutenção da BR 304, que é considerada a rodovia federal mais importante do RN.
Entre as obras que devem ser realizadas na BR 304, está a recuperação da estrutura do bueiro triplo, situado na altura do km 53,3 da rodovia, em Mossoró, na saída para Natal. 
Com a estrutura bastante danificada, o bueiro apresenta desplacamento do concreto da laje com exposição da estrutura metálica e ameaça desabar colocando em risco os motoristas que trafegam constantemente pelo local. 
O bueiro possui três sessões, e mede três metros de largura e dois metros e 30 de altura, serve para o escoamento de águas das chuvas, além de receber água de uma barragem de pequeno porte localizada próximo da rodovia, e nunca passou por reformas em sua estrutura.
O chefe de engenharia, Antoniel Campos, afirmou que a obra de restauração estava incluída no Contrato de Manutenção que deveria ser renovado o ano passado, mas a empresa contratada decidiu não renovar, por isso a necessidade da abertura desse novo processo de licitação, para a contratação de uma nova empresa.
O risco de desabamento da estrutura do bueiro, que assusta os motoristas que precisam passar pelo local, vem sendo noticiado há quase um ano pelo Jornal DE FATO, e até o momento nada foi feito. 
O funcionário de uma empresa de terraplanagem, Francisco Tomé Júnior, passa diariamente pelo trecho e diz que teme desabamento da estrutura.
"A gente que precisa passar constantemente pelo trecho fica muito exposto aos riscos, principalmente, porque transportamos cargas pesadas. Esse problema já deveria ter sido resolvido", comenta.
A reportagem do Jornal DE FATO entrou em contato com a assessoria de comunicação do órgão, para saber mais detalhes sobre o processo de licitação, mas até o fechamento da edição, nenhuma informação foi enviada.

Fonte: Defato

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