Páginas

terça-feira, julho 16, 2024

STF se corrige e diz que decisão de Moraes não proíbe Ramagem e Bolsonaro de se encontrarem



O Supremo Tribunal Federal (STF) se corrigiu nesta terça-feira (16) e esclareceu que decisão do ministro Alexandre de Moraes não proíbe encontros entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).


Inicialmente, o STF havia informado que a decisão proibia encontros entre os dois.


Depois, o tribunal explicou que a decisão vale para os investigados que foram alvo da etapa da semana passada da Operação Última Milha, que investiga uma atuação paralela da Abin durante a gestão de Ramagem com o objetivo de beneficiar Bolsonaro e familiares.


Bolsonaro e Ramagem não foram alvo na semana passada. Eles são investigados em outros inquéritos correlatos e, a princípio, o STF tinha dito que os investigados desses outros inquéritos também não poderiam ter contato. Mas esse entendimento foi revisto.



Ramagem é pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro. A cidade é domicílio eleitoral de Bolsonaro e considerada estratégica para o ex-presidente. Ele apoia Ramagem na disputa.


Sem poderem se falar, por ordem judicial, Ramagem e Bolsonaro teriam mais dificuldades em articular a estratégia eleitoral. O ex-presidente é considerado o principal cabo eleitoral de Ramagem e certamente estaria no palanque do deputado.


As convenções partidárias, que vão confirmar os nomes dos candidatos, começam a partir do sábado (20), de acordo com o calendário eleitoral. O dia da convenção do PL na capital do Rio de Janeiro, para ratificar Ramagem, ainda não está definido.


Decisão de Moraes

Na decisão da semana passada, o ministro Moraes determinou a proibição de contato entre os investigados naquela etapa da operação. Ramagem e Bolsonaro não estão entre os investigados daquele dia.


Mas Moraes proibiu também o contato entre investigados daquela etapa com outros investigados em outras etapas e inquéritos correlatos no STF. Nesse caso, Bolsonaro e Ramagem estão incluídos.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!