Um grupo com 13 potiguares que estava em Tel Aviv, desembarcou na tarde desta quinta-feira (12) no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Os viajantes estavam em Israel para cumprir uma peregrinação religiosa e foram surpreendidos pelo conflito no país.
O voo pousou em Natal às 15h03 com 13 potiguares. Este grupo deixou Israel em um voo da Força Aérea Brasileira, que decolou às 12h28 de Tel Aviv direto para o Rio de Janeiro. Do RJ, o grupo embarcou em voo comercial para Fortaleza e em seguida para o Rio Grande do Norte.
“É um sentimento de alívio e uma profunda gratidão. Apesar do que estávamos vivendo, tomamos muito cuidado em não transmitir, para aqueles que nos amam e ficaram preocupadas, o que estava passando, inclusive às vezes que tivemos que ir nos proteger nos bunkers”, afirmou o padre Francisco Fernandes, líder espiritual do grupo na viagem.
Segundo o padre, diante das inúmeras ameaças de bombas em Tel Aviv, o grupo precisou se abrigar em bunkers, ou abrigos antibomba, no sábado pela manhã e a noite, na terça-feira por mais de uma vez durante à tarde, e até na quarta-feira, momentos antes do retorno ao Brasil.
A nutricionista Lilian Lins falou sobre a sensação de retornar ao Brasil e explicou como funcionou a dinâmica do grupo para se proteger durante os ataques. "Esse momento de chegada é de muita emoção, a gente não tá acostumado com barulho de bomba, de míssil, de precisar se esconder sem saber se estamos seguros", disse.
"Em Tel Aviv, onde estávamos, são mais de 1.500 bunkers na cidade. São estruturas reforçadas e sinalizadas para esse tipo de situação. Quando a sirene tocava, era o momento para simplesmente correr e se abrigar", explicou Lilian.
Após o anúncio do Palácio do Planalto de que enviaria aviões para repatriar brasileiros no país, os potiguares foram inscritos e tiveram a oportunidade de retornar ao Brasil no segundo voo da FAB, que contou com 211 passageiros e pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na madrugada desta quinta-feira.
A outra parte deste grupo, composta por 12 pessoas, conseguiu deixar o país em um voo para a Espanha na segunda-feira (9).
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!