segunda-feira, setembro 25, 2023

Lula diz não ter 'pressa' para indicar nomes para PGR e STF e que gênero e cor não serão critérios

O presidente Lula durante entrevista no Itamaraty nesta segunda-feira (25) — Foto: Guilherme Mazui/g1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (25) não ter "pressa" para indicar os substitutos de Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal (STF), e de Augusto Aras, na Procuradoria-Geral da República.


Ele também afirmou que gênero e cor de pele não serão critérios para a escolha. O petista disse ainda que indicará pessoas que possam "atender expectativas do Brasil".


O período de Augusto Aras à frente do Ministério Público Federal termina nesta terça-feira (26). Já Rosa Weber, atual presidente do STF, se aposenta no dia 2 de outubro, quando completa 75 anos.


Lula deu as declarações durante entrevista no Palácio do Itamaraty, onde se reuniu com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.



Ao ser questionado sobre as indicações que terá de fazer, Lula afirmou que está ouvindo "muita gente" e recebendo "conselhos".


“No momento que eu tiver que tomar a decisão, vocês podem ficar tranquilos que eu vou anunciar para vocês: ‘Escolhi a pessoa certa para colocar no lugar’. Mas eu não tenho pressa", afirmou Lula.

O petista foi perguntado se indicará uma mulher para a cadeira que ficará vaga com a aposentadoria de Rosa Weber. Lula tem sido pressionado por parte de apoiadores a escolher uma ministra, já que a Corte teve somente três mulheres na história.


"O critério não será mais esse [gênero]. Eu estou muito tranquilo, por isso que eu tô dizendo que eu vou escolher uma pessoa que possa atender aos interesses e expectativas do Brasil. Uma pessoa que possa servir o Brasil. Uma pessoa que tenha respeito com a sociedade brasileira. Uma pessoa que tenha respeito, mas não medo da imprensa. Uma pessoa que vote adequadamente sem ficar votando pela imprensa", disse.


O presidente afirmou que vários juristas estão sendo analisados e que está em busca da "pessoa mais correta".


"Não precisa perguntar essa questão de gênero ou de cor. No momento certo, vocês vão saber quem que eu vou indicar. E eu preciso indicar a pessoa mais correta que eu conhecer e a pessoa que eu tenha mais fé de que vai ser uma grande pessoa na Suprema Corte, que é isso que o Brasil tá precisando", completou Lula.


Cirurgia

O petista também comentou a cirurgia no quadril que fará na próxima sexta-feira (29) em Brasília.


"Não existe nenhuma vinculação com a minha cirurgia. A minha cirurgia é apenas para cuidar da saúde. Eu quero voltar a a jogar bola, eu quero voltar a correr, eu quero voltar a fazer esteira, eu quero voltar a fazer ginástica. E eu tô desde agosto do ano passado com dor. Dói para dormir, dói para acordar, dói para levantar, dói para sentar, dói para ficar em pé", declarou.


Lula afirmou que, se depender dele e a cirurgia correr bem, estará de volta aos compromissos no Palácio do Planalto na próxima segunda-feira (2).


Mudanças na Caixa

Lula também foi perguntado sobre a possível troca no comando da Caixa Econômica Federal. Os partidos do Centrão, que têm representantes na base parlamentar do presidente, desejam indicar nomes para a cúpula do banco público.


Lula afirmou que fará mudanças no momento que considerar oportuno, mas não sinalizou troca imediata da direção da Caixa. Maria Rita Serrano é a atual presidente do banco.


"O único cargo que eu não posso mexer é no meu e no do Geraldo Alckmin, que foi o povo brasileiro que deu. Mas o restante eu posso mexer em qualquer um e posso dizer que, por enquanto, não estou disposto a mexer com nada. Eu estou disposto a fechar o ano bem", disse Lula.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!