O pedreiro e pescador Ivanaldo Pedro Romão, de 51 anos, pegou no sábado (15) um tambaqui que, segundo ele, pesou 62 quilos. A pescaria aconteceu na Lagoa de Extremoz, na região metropolitana de Natal. A imagem do peixe viralizou nas redes sociais.
Ivanaldo ou Nego, como é conhecido, é pedreiro e mestre de obras, mas tem o costume de frequentar toda semana a lagoa em Extremoz para pescar na companhia do filho Lázaro Romão, de 16 anos.
"O maior peixe que eu tinha pego, lá no interior, em Jardim de Angicos, tinha sido de 13 kg. Tem quatro a cinco anos que eu sempre vou lá na lagoa pescar, no final de semana, em dia que estou sem trabalho, nunca tinha pegado um desse", relatou.
Peixe de água doce, o tambaqui pertence à espécie Colossoma macropomum e também é conhecido como pacu vermelho.
Ajudante da pescaria, Lázaro conta que apesar de acompanhar o pai em pescarias desde os 9 anos, se surpreendeu com o tamanho do peixe.
“Foi a primeira vez que vi um tambaqui, também nunca tinha visto nenhum outro desse tamanho. Quando pegamos foi só felicidade”, afirma.
Pelo tamanho e peso do peixe, ele conta que os dois tiveram bastante dificuldade para retirar o tambaqui da lagoa. "Foram umas seis tentativas para tirarmos ele, algumas vezes quase virava a canoa de tanto peso".
O encontro entre a dupla e o tambaqui aconteceu por volta das 16h30, porém a pescaria começou bem antes. “A gente colocou a rede presa em umas madeiras às 7h da manhã. Quando a gente foi retirar vimos algo grande preso no mato, meu pai até brincou que parecia um cavalo", disse o adolescente.
De acordo com Marcílio Paiva, cliente e amigo de Ivanaldo, a pescaria impressionou a todos pelo porte do peixe.
“É um exemplar característico do norte do país, até lá dizem que está difícil encontrar nos dias de hoje”, ressaltou.
Ivanaldo conta que dividiu o peixe para compartilhar a carne com os irmãos e outros familiares e amigos, mas também guardou parte da carne para comer nos próximos dias.
Mais um grande tambaqui
Em setembro de 2012, o g1 RN registrou a captura de um tambaqui de 40 quilos no Açude Boqueirão, localizado no município de Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte.
A época, o pescador Francisco das Chagas Morais, responsável por pegar o exemplar, contou que a outro grande tambaqui já havia sido pescado na região, no entanto, pesava 32 quilos.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!