O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski está cotado para assumir um ministério de Lula em 2023, segundo petistas disseram ao blog. As pastas ventiladas são Defesa e Justiça.
Lewandowski se aposentará em maio de 2023 ao atingir 75 anos – idade limite para membros do Tribunal, segundo a Constituição. Ele poderia antecipar sua saída para compor o governo.
De acordo com a comentarista da GloboNews Eliane Cantanhêde, um dos lugares que Lewandowski gostaria de ocupar é a embaixada brasileira em Lisboa, capital de Portugal.
A decisão de Lewandowski, caso antecipe sua aposentadoria, ajudaria na composição dos ministérios de Lula (PT). Além disso, faria o presidente eleito iniciar seu mandato com uma indicação para o Supremo.
Lula indicou o então desembargador de Justiça em São Paulo Ricardo Lewandowski para uma vaga no STF em fevereiro de 2006 – ele substituiu Carlos Velloso.
Nascido no Rio de Janeiro em 1948, Lewandowski é professor de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Antes de ir para o Supremo, foi por sete anos juiz e, por nove, desembargador. Presidiu o STF de 2014 a 2016, período que englobou o impeachment de Dilma Rousseff (PT).
Além dele, está prevista outra aposentadoria por idade no STF ao longo do terceiro mandato de Lula, que vai até 2026: Rosa Weber, em outubro de 2023.
Fonte: Blog da Júlia Duailibi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!