Depois da tensão gerada no mercado por causa de declarações do presidente eleito Lula sobre a questão fiscal, o quarteto da economia vai ter a primeira reunião da transição. Nesta sexta-feira (11), Persio Arida, André Lara Resende, Nelson Barbosa e Guilherme Mello vão se reunir à tarde para iniciar os debates sobre a futura política econômica do novo governo.
Os quatro foram escolhidos para integrar o time da economia no escritório da transição. São dois economistas de origem tucana, Arida e Lara Resende, e dois petistas, Barbosa e Mello.
Segundo assessores de Lula, a ideia é que eles construam uma política econômica coordenada nas áreas fiscal e monetária para garantir a execução de um programa focado em políticas sociais.
Interlocutores de Lula que conversam com o quarteto disseram ao blog que eles estão acompanhando de perto as negociações da PEC da Transição, que vai excluir o orçamento do Bolsa Família do próximo ano do teto dos gastos públicos, num valor de R$ 175 bilhões.
A preocupação do quarteto é que a PEC seja consistente e seja acompanhada de medidas para garantir o equilíbrio das contas públicas.
Desde a fala de Lula que foi entendida por economistas como uma falta de compromisso com a responsabilidade fiscal, o que foi rechaçado pela equipe da transição, o mercado passou a questionar se Lula seria o presidente dos seus dois mandatos ou adotaria, agora, em sua terceira administração uma gestão mais ao estilo Dilma Rousseff, marcada pela volta do desequilíbrio das contas públicas, inflação alta e recessão.
Aliados de Lula garantem que ele vai montar uma equipe econômica equilibrada, com representantes da ala mais liberal da economia e também com um petista. Mas que a palavra final sempre será dele. E que vai se pautar pelo equilíbrio das contas públicas para garantir exatamente a execução do seu programa de governo focado no social.
Fonte: Blog do Valdo Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!