quinta-feira, agosto 11, 2022

Rússia e Ucrânia se acusam de novos bombardeios na região de usina nuclear; situação na central 'é grave', diz chefe da AIEA na ONU

Rússia e Ucrânia se acusaram nesta quinta-feira (11) de realizar novos bombardeios na área da usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia.


Guarda perto da usina de Zaporizhzhia em 4 de agosto de 2022 — Foto: Alexander Ermochenko/Reuters


Os dois países relataram que houve cinco ataques com foguetes perto de uma área de armazenamento de material radioativo da usina, a maior da Europa, localizada no sul da Ucrânia.


A empresa operadora das usinas ucranianas, Energoaton, anunciou que um dos ataques perto de um dos seis reatores causou muita fumaça e danificou sensores de radiação.


A usina Zaporizhzhia, perto da cidade de Energodar, às margens do rio Dnieper, possui seis dos 15 reatores ucranianos, capazes de fornecer energia a quatro milhões de residências.


Situação é grave

A situação na usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, é "grave", alertou o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o argentino Rafael Grossi, nesta quinta-feira no Conselho de Segurança da ONU.


"Reitero que é uma situação séria, grave" e que a AIEA precisa ser autorizada a entrar "o mais rápido possível" para avaliar a situação da maior usina nuclear da Europa.


O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu o "fim imediato" de todas as atividades militares em torno da instalação e alertou que a continuação das hostilidades poderia "levar a uma catástrofe".



Os Estados Unidos defenderam a ideia de criar uma zona desmilitarizada ao redor da usina.


Usina está sob controle russo

A usina ucraniana em Zaporizhzhia passo para o controle das tropas russas em 4 de março, logo após o início da invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro. A Ucrânia acusa a Rússia de ter enviado tropas para as instalações da usina e de ter estocado armas.


O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que a Rússia pode causar um incidente "ainda mais catastrófico do que Chernobyl", referindo-se ao desastre nuclear de 1986 no norte da Ucrânia, quando o país ainda fazia parte da União Soviética.


"A Rússia transformou a usina nuclear em um campo de batalha", disse Zelensky em um discurso por videoconferência em uma reunião de doadores em Copenhague.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!