Páginas

quarta-feira, maio 18, 2022

'Ninguém mais feliz que eu e você; hoje é dia de celebrar o nosso amor', diz Janja no dia do casamento com Lula

A socióloga Rosângela Silva, a Janja, postou na sua conta no Twitter, sobre o casamento com o ex-presidente Lula, que ocorre nesta quarta-feira (18), em São Paulo.


Janja posta foto no Twitter com Lula — Foto: Reprodução/Redes sociais


"Ninguém mais feliz que eu e você ❤️ Hoje é dia de celebrar o nosso amor. Que o vento 🌪 venha nos abençoar e carregar todo mal para longe de nós!!", afirmou.


Com vento gelado, São Paulo teve a madrugada mais fria de maio dos últimos 32 anos. Casamento fechado para poucos convidados ocorre em buffet na Zona Sul de São Paulo.


O namoro entre os dois começou quando Lula ainda estava na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná. Janja participou ativamente da vigília de militantes que davam apoio ao ex-presidente no local.



Lula permaneceu detido por 580 dias após ter a prisão determinada pelo ex-juiz Sérgio Moro, que era responsável pelos processos da operação Lava-Jato na capital paranaense. O casal vive junto desde que o petista foi solto, em novembro de 2019.


O anúncio sobre o casamento foi publicado no dia 1º de maio no jornal Gazeta do ABCD, em São Paulo. Mas detalhes da cerimônia não foram divulgados, já que a ideia do casal era fazer uma celebração restrita a pessoas mais próximas.


Embora Janja e Lula tenham limitado a presença no evento, o casamento também está sendo usado na pré-candidatura do petista. Na tentativa de contrapor a imagem de polarização de extremos na disputa com o presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula pregou o amor em seu discurso de lançamento de chapa no último dia 7 de maio.


"Eu quero dizer para todos vocês: quero voltar efetivamente com o coração mais brando do que eu já tive. A presença da Janja aqui e o que ela falou é a consagração: eu estarei casando esse mês e, portanto, vocês têm que saber que um cara que tem 76 anos e está apaixonado como estou, que está querendo casar, só pode fazer o bem para esse país”, disse Lula



Casamentos anteriores

Este será o terceiro casamento de Lula, que ficou viúvo por duas vezes. A primeira esposa, Maria de Lourdes da Silva, morreu dois anos após o casamento deles, em 1969.


Operária tecelã, Maria de Lourdes morreu em 1971, vítima de negligência médica, após complicações de hepatite e anemia.


A segunda mulher, Marisa Letícia, foi casada com o petista entre 1974 e 2017, ano que a ex-primeira-dama morreu após ser vítima de um AVC.


Marisa teve quatro filhos com Lula: Marcos Cláudio Lula da Silva, Fábio Luís Lula da Silva, Luís Cláudio e Sandro Luís.


Perfil de Janja

Natural de União da Vitória, cidade a 243 km da capital paranaense e localizada na divisa com Santa Catarina, Janja, como é conhecida, se mudou para Curitiba ainda na infância. Em 1990, ingressou no curso de ciências sociais na Universidade Federal do Paraná, conforme consta em seu perfil em uma rede social, e se especializou em História na mesma instituição.


Filiada ao PT desde 17 anos, a socióloga fez carreira na Itaipu Binacional a partir de 1º de janeiro de 2005 – à época, não havia concurso, e ela foi contratada por meio de análise de currículo e entrevista. Na hidrelétrica, atuou como assistente do diretor-geral e coordenadora de programas voltados ao desenvolvimento sustentável.


Janja, ao lado de Lula, quando o ex-presidente foi libertado da prisão em Curitiba, em novembro de 2019 — Foto: RODOLFO BUHRER / Reuters


Entre 2012 e 2016, ela atuou como assessora de comunicação e relações institucionais da Eletrobrás, no Rio de Janeiro. Em 2016, voltou à Itaipu. Deixou oficialmente a hidrelétrica em 1 de janeiro de 2020.


Entre suas pautas estão a proteção dos animais e o direito das mulheres. No último 8 de maio, Dia Internacional da Mulher, ela postou:


"Somos muitas, somos fortes! Na Avenida Paulista e em todo Brasil, hoje, nossa voz soou por mais respeito, igualdade e com um Brasil com muito, mas muito mais mulheres na política! Sim, nós podemos".


Janja posa ao lado de Lula, durante agenda, e com sua cachorrinha — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Janja se apresenta nas redes sociais como "petista de carteirinha" e tem participado ativamente da pré-campanha do ex-presidente. Foi ela, por exemplo, que apresentou, no lançamento oficial da pré-candidatura, o conhecido jingle "Lula lá", em nova versão cantada por artistas como Pabllo Vittar, Duda Beat, Chico César, Martinho da Vila, Lenine, Maria Rita, Paulo Miklos e Zelia Duncan.


Janja, em manifestação na época em que Lula estava preso — Foto: Reprodução/Redes sociais


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!