O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou nesta terça-feira (3) a criticar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que é aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em evento promovido pelo Solidariedade para oficializar o apoio à pré-candidatura de Lula nas eleições deste ano, o petista comparou Lira ao imperador do Japão.
"Se a gente não eleger uma maioria de deputados que estão comprometidos com os discursos que nós temos aqui, e a gente ganhar as eleições, e o atual presidente da Câmara [Arthur Lira] continuar com o poder imperial. Porque ele já está querendo criar o semipresidencialismo. Ele já quer tirar o poder do presidente para que o poder fique na Câmara dos Deputados e ele aja como se fosse o imperador do Japão", afirmou.
O Japão é uma monarquia constitucional parlamentarista, cujo chefe de estado é o imperador Naruhito, e o chefe de governo é o primeiro-ministro Fumio Kishida.
"Ele [Arthur Lira] acha que pode mandar, inclusive administrando o orçamento. O orçamento é aprovado pela Câmara, pelo Congresso, e o orçamento tem que ser administrado pelo governo, que é para isso que o governo é eleito", completou Lula.
Em fevereiro, o presidente da Câmara afirmou que deverá fazer campanha pela reeleição do presidente Jair Bolsonaro "por coerência". Isso porque, justificou Lira, o presidente licenciado do PP, Ciro Nogueira, é o atual ministro da Casa Civil, e o PP integra a base de apoio de Bolsonaro no Congresso Nacional.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!