A governadora de Nova York, Kathy Hochul, anunciou nesta quarta-feira (9) que o uso de máscaras em lugares abertos deixará de ser obrigatório no estado a partir de quinta. A medida não vale para escolas.
O estado americano mantém a obrigatoriedade do equipamento de proteção em todos os lugares desde dezembro, em resposta ao aumento no número de infecções provocado pela variante ômicron.
A medida que obriga o uso de máscaras ao ar livre e em muitos lugares públicos, como mercados, e shoppings caduca nesta quinta-feira (10) e não será renovada.
“Com casos e hospitalizações em queda, nos sentimos à vontade para suspender as restrições a partir de amanhã”, disse Hochul em um pronunciamento na sede do governo estadual.
"Esta luta não acabou, não vamos nos render. Esse não é o fim”, disse a democrata. "Mas, novamente, as tendências são muito, muito positivas.”
Há excessões. Segundo o governo, abrigos, hospitais, clínicas e escolas continuarão a exigir o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19.
Bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais terão autonomia para decidir sobre o uso do equipamento de proteção para clientes e funcionários.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) mantém a recomendação de uso universal de máscaras nas escolas.
Segundo a agência de notícias Associated Press, na segunda-feira (7) de 5 mil pessoas foram internadas por complicações da Covid-19 em todo o estado de Nova York.
Apesar de alto – o dobro do registrado no fim do ano passado –, o número é menos da metade do pico de 11 de janeiro, quando 12,7 mil pacientes acabaram internados em apenas um dia.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!