Páginas

terça-feira, novembro 16, 2021

Sesap anuncia aplicação da segunda dose da vacina da Janssen no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou nesta terça-feira (16) que vai dar início à aplicação da segunda dose da vacina da Janssen no Rio Grande do Norte. O imunizante foi o único utilizado na campanha de vacinação do Brasil como dose única.


Fazendo upload: 552461 de 552461 bytes.
Vacinas da Janssen — Foto: Adrià Crehuet Cano/Unsplash


A segunda dose da vacina foi anunciada pelo Ministério da Saúde também nesta terça.


De acordo com a Sesap, a aplicação da segunda dose está autorizada a partir do próximo sábado (20) pelo Ministério da Saúde, já que as cargas destinadas a essa dose começam a ser enviadas pela pasta nacional na sexta (19).


A Sesap informou que depende das doses que serão enviadas e que elas devem ser aplicadas por escalonamento de idade. A pasta aguarda as doses para poder organizar o cronograma.


Com a autorização da pasta estadual, os municípios devem também organizar os calendários para a aplicação. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) informou que só vai divulgar o início da aplicação da segunda dose da Janssen quando receber as doses.


O intervalo para receber a D2 do imunizante é de dois meses - e não cinco como nas doses de reforço das demais vacinas.


A D2 aplicada nas pessoas que tomaram a primeira dose de Janssen também será do mesmo imunizante e não de outro como acontece, por exemplo, com as doses de reforço.


Dose de reforço para todos adultos

O Ministério da Saúde também anunciou que está autorizada a aplicação da dose de reforço para todas as pessoas acima de 18 anos, que tomaram duas doses da vacina, após cinco meses.


Até então, a dose de reforço estava aprovada para os maiores de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.


A Secretaria Estadual de Saúde do RN, no entanto, informou que ainda não há previsão para iniciar a dose de reforço no restante da população, já que ainda não houve encaminhamento de doses específicas para isso por parte do Ministério da Saúde.


A Secretaria Municipal de Natal também informou que aguarda a chegada de doses específicas para autorizar a dose de reforço nesse público.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!