A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma orientação nesta sexta-feira (19) para que seja mantida no Rio Grande do Norte a aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid nos grupos prioritários.
A orientação da Sesap é não avançar neste momento para todo o público acima de 18 anos, como foi anunciado pelo Ministério da Saúde, porque a pasta nacional não enviou doses específicas para essa aplicação, apesar de garantir tê-las para completar a dose de reforço em todo esse público até maio de 2022.
Além disso, a secretaria informou também que não recebeu as doses específicas para segunda dose da Janssen, que eram esperadas nesta sexta-feira. A orientação era iniciar a aplicação no sábado, após anúncio do Ministério da Saúde.
Em nota, a pasta disse que "desde o anúncio da Mega Vacinação feita esta semana pelo Ministério da Saúde, a Sesap aguarda o recebimento das doses para iniciar a vacinação por escalonamento do público acima dos 18 anos com a dose de reforço e a segunda dose do imunizante da Janssen, que não chegou até o Rio Grande do Norte".
O estado recebeu nesta sexta-feira (19) outras 59.670 doses do imunizante da Pfizer, que é destinado para primeira e segunda dose dos adolescentes de 12 a 18 anos.
Segundo a Sesap, o estado tem 89% da população acima de 18 anos com a primeira dose e 75% com o esquema vacinal completo.
Número de atrasados é 'alarmante'
A pasta considera !alarmante! o número de pessoas com a segunda dose da vacina atrasada, ou seja, que tomaram a primeira dose e não voltaram aos postos para receber a segunda dose. Ao todo, são 276 mil pessoas no estado nesta situação.
O número cresceu bastante neste mês de novembro. Até quinta-feira (18), eram 10 mil a menos. No início de janeiro, eram 203 mil pessoas.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!