quarta-feira, setembro 22, 2021

Após concluir contrato com governo federal, Butantan inicia entrega de doses da CoronaVac para cinco estados brasileiros

O Instituto Butantan começou nesta quarta-feira (22) a entregar lotes de vacinas da CoronaVac diretamente para cinco estados no Brasil.


Governador João Doria em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (22) — Foto: Reprodução/YouTube


Os acordos foram firmados após o Instituto concluir o envio de 100 milhões de doses previstas em dois contratos com o Ministério da Saúde.


Segundo o governador João Doria (PSDB), serão enviados neste primeiro momento um total de 2,5 milhões de doses para os estados do Ceará, Espírito Santo, Pará, Piauí e Mato Grosso.


Estados e América Latina

Após o término do contrato com o governo federal, o Butantan ficou apto a fazer entrega de vacinas para estados e municípios que queiram adquirir o imunizante para completar o seu programa de imunização.


No início do mês passado, o Instituto disse que negociava com outros estados, além de países da América Latina e que tinha 13 milhões de doses em produção.


Histórico

As entregas ao Ministério da Saúde foram iniciadas em 17 de janeiro deste ano, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


O prazo final para o Butantan fornecer ao governo federal o montante era 30 de setembro, mas o último lote foi enviado no dia 15 deste mês.



Na ocasião, o Instituto também disse ter começado a substituir por doses prontas os 25 lotes da CoronaVac que foram interditados de forma cautelar pela Anvisa no início de setembro.


Nesta quarta (22), a Agência determinou o recolhimento desses imunizantes.


As vacinas enviadas fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de doses do imunizante. O primeiro contrato, de 46 milhões de doses, foi concluído em 12 de maio.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!