O Instituto Butantan começou nesta quarta-feira (22) a entregar lotes de vacinas da CoronaVac diretamente para cinco estados no Brasil.
Os acordos foram firmados após o Instituto concluir o envio de 100 milhões de doses previstas em dois contratos com o Ministério da Saúde.
Segundo o governador João Doria (PSDB), serão enviados neste primeiro momento um total de 2,5 milhões de doses para os estados do Ceará, Espírito Santo, Pará, Piauí e Mato Grosso.
Estados e América Latina
Após o término do contrato com o governo federal, o Butantan ficou apto a fazer entrega de vacinas para estados e municípios que queiram adquirir o imunizante para completar o seu programa de imunização.
No início do mês passado, o Instituto disse que negociava com outros estados, além de países da América Latina e que tinha 13 milhões de doses em produção.
Histórico
As entregas ao Ministério da Saúde foram iniciadas em 17 de janeiro deste ano, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O prazo final para o Butantan fornecer ao governo federal o montante era 30 de setembro, mas o último lote foi enviado no dia 15 deste mês.
Na ocasião, o Instituto também disse ter começado a substituir por doses prontas os 25 lotes da CoronaVac que foram interditados de forma cautelar pela Anvisa no início de setembro.
Nesta quarta (22), a Agência determinou o recolhimento desses imunizantes.
As vacinas enviadas fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de doses do imunizante. O primeiro contrato, de 46 milhões de doses, foi concluído em 12 de maio.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!