Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizaram 127 salvamentos em praias do Litoral Leste potiguar, ao longo do primeiro semestre de 2021.
Somente na Praia do Amor, em Pipa, foram registrados 62 resgates. As outras com mais casos de resgates foram a Praia do Meio, em Natal, com 18 ocorrência, e Búzios, em Nísia Floresta, com 13.
Ao todo, a corporação também registrou 7 óbitos por afogamento nas praias da região metropolitana da capital. No período, os guarda-vidas fizeram mais de 25 mil orientações e advertências.
“Mesmo com a pandemia da Covid-19 os nossos bombeiros militares estiveram presentes nas praias alertando sobre os perigos no meio aquático. Agora com a flexibilização de medidas contra a pandemia, o nosso cuidado está sendo redobrado. No entanto, é necessário também que os banhistas tenham atenção ao entrar no mar e sempre atendam às recomendações dos bombeiros”, afirmou o major Roberto Oliveira, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS).
Segundo a corporação, banhistas também devem agir com cautela no interior do estado. Durante o período de cheia dos mananciais os riscos de afogamentos e outros tipos de acidentes aquáticos aumentam.
A subida do nível das águas devido às fortes chuvas exige cuidados para pescadores e banhistas que estão nos rios, barragens e açudes.
A corporação orienta que a população evite navegar com botes durante o período de cheias. Além disso, não é recomendado o consumo de bebidas alcoólicas no banho e nem durante a viagem. Caso a travessia seja necessária, as pessoas devem usar colete salva-vidas.
Em caso de afogamento ou acidente aquático, as pessoas podem acionar socorro pelo número 193.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!