Uma idosa de 82 anos com suspeita de Covid-19 passou mais de 10 horas dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à espera de atendimento, em Natal.
Paciente de 82 anos chegou em ambulância do Samu e aguarda atendimento na Upa desde a meia-noite desta terça-feira (16) — Foto: Anna Alyne Cunha / Intertv Cabugi
A paciente foi socorrida pelo Samu por volta da meia noite desta terça-feira (16) e ficou dentro do veículo com suporte de oxigênio até por volta das 10h35.
De acordo com o município, as Unidades de Pronto-Atendimento estão superlotadas. A mulher aguardava atendimento na UPA de Cidade Satélite, onde foi atendida durante a manhã.
Maria da Silva de Oliveira, de 82 anos chegou à unidade em uma ambulância do Samu por volta de 0h. Segundo o Filho, Francisco Emeri, ela apresentou febre e muita tosse e precisou ser trazida em uma ambulância com suporte de oxigênio.
“Ela já saiu de casa dentro do oxigênio. Aí chegamos aqui e esta aí, mãe aqui, até agora esperando para atender, ao menos para fazer o exame. Já vai com uns 4 ou 5 'vasos' de oxigênio e até agora não deram nenhuma assistência e nem fizeram o exame para saber se ela está com coronavírus ou não”, afirmou por volta das 10h.
Francisco Emeri aguarda atendimento para a mãe, de 82 anos, que está com suspeita de Covid-19 — Foto: Anna Alyne Cunha / Intertv Cabugi
Nesta segunda-feira (15), pela primeira vez desde o início da pandemia, o Rio Grande do Norte registrou mais de mil pessoas internadas com Covid-19. A pressão por leitos e insumos já dificulta o abastecimento de oxigênio em pelo menos 60 municípios potiguares, segundo o conselho de secretários municipais de saúde.
Ao G1 a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, através da assessoria de comunicação, informou que por determinação da prefeitura nenhuma unidade de saúde vai fechar as portas para atendimento médico, porém a quantidade de pacientes é superior a capacidade de atendimento nas unidades.
Em nota, SMS informou que a UPA Cidade Satélite está atendendo com 240 % acima da sua capacidade e 11 pacientes aguardando um leito de UTI. Todas as UPAs de Natal estão atendendo com mais de 100% da capacidade. A superlotação da UPA Satélite, segundo a nota, é reflexo do fechamento na semana passada dos serviços da UPA de Parnamirim.
A secretaria informou ainda que no mês de março abriu 58 leitos de UTI e 161 leitos clínicos em hospitais do município e que até a próxima sexta-feira serão abertos mais 30 leitos de enfermaria no novo hospital de campanha de Natal que funcionará no antigo Hospital de Natal Sul.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!