O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, renunciará na terça-feira para tentar obter uma nova maioria, após a deserção de um membro do partido da sua coalizão, anunciou nesta segunda-feira (25) o gabinete do chefe de governo.
O primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte fala no Senado, em Roma, antes de votação de confiança na terça-feira (19) — Foto: Yara Nardi/pool photo via AP
Segundo um comunicado, Conte convocou um Conselho de Ministros às 8 horas (5 horas em Brasília) de terça-feira para "informar os ministros de sua intenção de ir ao Quirinale (sede da Presidência da República) a renunciar".
Conte espera obter um mandato do presidente Sergio Matterella para tentar formar um novo governo, reportou a imprensa italiana.
A crise política foi desencadeada pelo primeiro-ministro Matteo Renzi (2014-2016), que retirou seu pequeno partido Itália Viva (IV) da coalizão no poder após semanas de críticas à gestão da crise sanitária e os planos de gastos econômicos de Conte.
Conte sobreviveu a um voto de confiança parlamentar na semana passada, mas não conseguiu assegurar uma maioria no Senado, deixando o seu governo severamente debilitado.
Sua renúncia ocorre antes de uma votação-chave sobre reformas judiciais no fim desta semana, que os comentaristas sugerem que o governo estava prestes a perder.
Pouco antes do anúncio, o maior partido do Parlamento, o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), disse que apoiaria Conte.
Fonte: France Presse
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!