Candidatos potiguares relataram preocupação com a contaminação pelo novo coronavírus durante a realização das provas do Enem 2021, que começam neste domingo (17). Os portões dos locais de prova se abriram às 11h30, para fechar às 13h. Alguns candidatos, porém, chegaram com mais de uma hora de antecedência.
"Na realidade, eu preferia que o Enem fosse adiado, por questão de segurança. A vacina já está ai em processo de finalização, não é? Mas como não cabe a nós escolher isso, aceitei e estou aqui, tentando", afirmou Pedro Lucas Calado, de 18 anos, pretende cursar história. Essa é a segunda vez que ele faz o Enem, em Mossoró, no Oeste potiguar. O local de prova foi a Ufersa.
Outro candidato preocupado com a pandemia é Leonardo Júlio Dantas, de 25 anos, que quer tentar carreira no jornalismo, mas está preocupado com a pandemia. Ele pegou o ônibus circular da UFRN para chegar ao local de prova.
"Além do uso da máscara, eu venho me contendo bastante em casa, nos últimos dias. Não tive a doença até o momento e me preocupa um pouco a prova durante a pandemia, por causa de todos esses problemas", disse.
O estudante ainda afirmou que levou máscaras para trocar a cada duas horas.
José Paulo Menezes de Oliveira chegou uma hora antes das aberturas dos portões, após viajar mais de 100 quilômetros, entre o município de São Tomé e Natal, para fazer a prova na UFRN.
"Eu trouxe duas máscaras e álcool em gel", afirmou sobre os cuidados para evitar contaminação pelo coronavírus.
Maria Alessandra Silva de Lima, 27 anos, chegou uma hora e meia antes da abertura dos portões, à UFRN, para procurar o local de prova e aproveitou o tempo de espera para revisar possíveis temas de redação. Ela quer cursar enfermagem ou odontologia. No campus da Universidade Federal, não foram vistas aglomerações.
A secretaria de mobilidade urbana de Natal registrou trânsito lento em algumas avenidas da capital. Por volta das 11h50, havia retenção na Avenida Engenheiro Roberto Freire, que estava com com trânsito lento desde o Viaduto de Ponta Negra até a UNP - um dos locais de votação - no sentido Ponta Negra.
Trânsito
Outra avenida com retenção no trânsito, por volta de 11h40, era Avenida Bernardo Vieira nos cruzamentos com a Rua dos Pegas, Rua Dr. Manoel Miranda, Avenida Coronel Estevam - todas nos dois sentidos - e também entre a Rua Jaguarari e Avenida Prudente de Morais.
Também teve trânsito intenso Na rua Apodi, entre a Av. Hermes da Fonseca e Av. Prudente de Morais e nas proximidades do Colégio Marista. Na Prudente de Morais, houve trânsito pesado na altura da Praça Cívica e no cruzamento com a Rua Ceará-Mirim. Houve reforço nas linhas de ônibus, o que evitou aglomerações no transporte público.
Mais de 129 mil candidatos
Somente Natal teve mais de 46 mil inscritos no Enem 2020. Ao todo, no estado, foram mais de 129 mil candidatos com inscrição confirmada.
Neste primeiro domingo de provas, a aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração. Vai começar às 13h30 e segue até às 19h, com questões de ciências humanas (45), linguagens e códigos (45 questões, sendo 5 de língua estrangeira) e redação.
ENEM 2020 - 17/01/2021 - Candidatos chegam para primeiro dia de provas na Ufersa em Mossoró. — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca
Segundo a assessoria da Polícia Militar, nenhuma ocorrência relacionada ao Enem foi registrada até a publicação desta matéria.
Protocolo contra a Covid-19, divulgado pelo Inep
Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame);
Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas
Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila
Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação; agora serão 200 mil no país.
Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima
Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima
Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!