segunda-feira, novembro 02, 2020

Verdadeiro ou falso? Manipulação ou autenticidade? Registro de nova pesquisa no TER-RN vira debate/discussão entre situação e oposição.



Consta no site do TSE o registro de mais uma pesquisa eleitoral sob o número RN-08033/2020 realizada pela empresa TS2 Soluções Empresarial LTDA, contratada pelo Jornal de Fato, com data desta segunda-feira, 02 de novembro de 2020, com divulgação prevista para o dia 08 de novembro de 2020. 


O registro está entre os assuntos mais comentados na cidade e nas redes sociais. De um lado a oposição, do outro a situação. 


Entre os assuntos estão ataques e defesas, a situação levantou um emaranhados de erros da pesquisa, enquanto a oposição faz sua defesa.



Pesquisa registrada no site do TSE nesta segunda-feira (02) corrigida


Uma delas foi a data do início e fim da pesquisa (29/11/2020), algo que pode ser um mero erro de digitação e a oposição diz que é algo que também pode ser corrigido, sendo corrigido na tarde desta segunda-feira (02), pois o primeiro registro RN-09631/2020, com data de 01 de novembro de 2020, informava que a pesquisa tinha sido realizada com início e fim no dia 29/11/2020 data após o pleito municipal, com divulgação para o dia 07.


Pesquisa registrada no domingo (01) com erros 




Por outro lado os pesquisadores do instituto foram vistos pela cidade, na sexta-feira (30) e não no dia 29/10, ao qual se envolveu em conflitos com uma candidata a vereadora do MDB (relembre aqui) que também acionou a polícia para pedir a identificação do instituto, tendo em vista que alguns desses pesquisadores não usavam crachá de identificação, ou usavam virados, impedindo a identificação pelo entrevistado.


Ainda de acordo com informações das redes sociais os pesquisadores em questão estavam sendo seguidos por um carro da oposição, dando a entender que os mesmos estavam sendo orientados ou direcionados a quem serem entrevistados. 


Um fato curioso que chamou a atenção foi quando quatro homens da oposição tentaram tirar satisfação com um morador do bairro Felicidade dizendo que o mesmo estava impedindo que os pesquisadores fizessem seu trabalho. Um erro cometido pelos senhores por não saberem da ação da vereadora.


Outro ponto que a situação questiona o instituto é o fato de mesmo ter aberto registro da empresa a dois meses (12/08/2020 data da abertura) colocando em cheque a credibilidade da empresa.



Registro de abertura no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) da empresa TS2 Soluções


Contudo, isso não quer dizer que a empresa, acredito que a mesma, de uma forma ou de outra teria que começar a trabalhar para ganhar credibilidade, tendo em vista que os resultados nunca foram testados em eleições, por ser sua primeira experiência, seu primeiro ano de pesquisa; o curioso é que um suposto resultado da pesquisa que será divulgado no dia 08/11, já são informados nos grupos de whatsapp, onde a mesma irá revelar o Doutor com dois prontos percentuais, a frente do candidato da situação, com uma margem de erro não informada, contudo, sugerindo um suposto empate técnico. Outros já dizem que o suposto resultado aponta 1,5%, enfim vamos esperar a divulgação oficial e conferir se os boatos que estão circulando pela cidade se confirmarão.


Isso tudo só nos leva uma reflexão, o suposto resultado vai muito além da realidade vivida hoje no município, principalmente pelo fato da pesquisa ITEM apontar uma vantagem de 11 pontos para o candidato da situação. Seria um grande despautério se os dados se configurarem reais na tal pesquisa, pois em Itaú ninguém iria acreditar em um ato tão extraordinário vendo o desconforto, a falta de rumos da oposição (como o blog vem sempre mostrando), em obter esse grande feito, se forem analisadas as manifestações políticas. Assim configura um ato talvez desonesto e inescrupuloso, porque isso nem poderia ser chamado de mentira.


Daí surge mais questionamentos: Como a oposição explica uma virada extraordinária em cima da situação, se no município os fatos não refletem a realidade? Será que algum dos institutos está mentindo? Qual? Será que ouve manipulação de dados por parte de algum deles? Será que a oposição pensava em dá o troco, já que a divulgação estava programada para o dia 07/11 dia da manifestação do azulão e teve que ser alterada devido à data da realização da pesquisa está errada? Os supostos dados da pesquisa seria uma estratégia da oposição?


São questionamentos levantados nos debates/discussões entre oposição e situação, que ainda sentem os efeitos do balde de água fria do domingo 25, que o grupo da situação jogou na oposição apagando o brilho da careta moça flor. 


Já do lado da situação ficam os questionamentos: será que os mesmos diante dos erros vão tentar impedir a divulgação como fez a oposição? Se assim fizer, não estaria à situação com medo de enfrentar os resultados como fez a oposição? Deixando a situação com uma espada de dois gumes, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.


Só nos resta esperar para ver como isso irá acontecer.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News

2 comentários:

  1. Arlindo pq vc conversa muita merda em cara, vc fala demais eu gosta muito do seu programa, mais devido seus comentários desnecessários favorecendo apenas um lado eu deixei de gostar do seu programa não Só eu mais muitas gentes também

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!