O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende distribuir ao menos 40 milhões de máscaras e álcool gel nas seções eleitorais no primeiro e no segundo turno das eleições municipais deste ano.
Pelo calendário eleitoral promulgado pelo Congresso Nacional, o primeiro turno será em 15 de novembro, e o segundo turno, em 29 de novembro.
A distribuição dos itens de proteção é a forma como TSE pretende organizar as eleições municipais deste ano em meio à pandemia do novo coronavírus. Na avaliação de ministros, mesmo com o adiamento da data, poderá haver a circulação do vírus pelo país.
Nos testes preparativos, o TSE constatou que o álcool gel pode danificar o teclado da urna eletrônica e, por isso, o eleitor só deverá higienizar as mãos depois de ter votado.
Sem recursos para custear a compra de máscaras e álcool em geral, o tribunal pretende fazer uma ampla campanha de engajamento, solicitando a doação de máscaras para o uso do eleitor.
A preocupação é receber doações apenas de entidades que não tenham interesse na Justiça Eleitoral, como Federação de Bancos e da Indústria, por exemplo.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!