segunda-feira, julho 13, 2020

Seis estabelecimentos são multados por descumprirem decreto e abrirem na orla de Ponta Negra, em Natal

Seis comerciantes foram autuados por abrirem seus bares e restaurantes na orla da Praia de Ponta Negra no último sábado (11). O uso comercial da orla urbana está proibido pelo Decreto Estadual nº 29.742/2020, em função da pandemia do novo coronavírus.

Fiscalização foi feita no sábado por equipes da Semurb, Semsur, Guarda Municipal e Companhia Independente de Policiamento Ambiental, da Polícia Militar. — Foto: Divulgação
Fiscalização foi feita no sábado por equipes da Semurb, Semsur, Guarda Municipal e Companhia Independente de Policiamento Ambiental, da Polícia Militar. — Foto: Divulgação

A autuação aconteceu após fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que recebeu denúncias de que os bares e restaurantes estavam colocando mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis na faixa da areia da praia.

Os ficais da Semurb ordenaram o recolhimento dos materiais e um auto de infração foi lavrado. Além disso, os proprietários dos estabelecimentos foram multados - o valor pode chegar a R$ 2.013,00.

"Foram autuados três bares por disposição irregular de mesas e cadeiras na orla, todos nas proximidades do Morro do Careca, um carrinho de crepe, um ponto de aluguel de pranchas e stand-up e um restaurante da Av. Erivan França, que estava ocupando a faixa do calçadão da praia com mesas, cadeiras e tabuletas de publicidade", explicou Gustavo Szilagyi, supervisor de fiscalização.

A Semurb explicou que , apesar de o decreto municipal nº 11.988, de 29 de junho de 2020, que libera a reabertura das empresas, restaurantes e bares, isso acontece com restrições e de maneira gradual. Assim, não são todos os tipos de comércio que podem abrir. Dessa forma, a pasta alerta para os cuidados por parte dos empresários para seguir contendo o contágio do novo coronavírus.

“O retorno econômico gradativo é importante, contudo, mais importante ainda deve ser o cuidado sanitário estabelecido pelo comitê científico municipal”, alertou o secretário Thiago Mesquita, titular da Semurb.

A ação teve apoio de equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), da Guarda Municipal e a Companhia Independente de Policiamento Ambiental, da Polícia Militar.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone (84) 3616-9829 - de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h - ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br. Além disso, é possível denunciar pelo Ciosp, através do 190.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!