segunda-feira, julho 13, 2020

Empresários se adaptam e criam novas formas de venda para atender consumidores em Natal

O perfil dos consumidores mudou em todo o mundo com a pandemia do novo coronavírus. Empresas e especialistas acreditam que esses novos modos de consumo e comportamento tendem a permanecer. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 70% dos consumidores vão continuar comprando pela internet a partir de agora.

Retire Aqui, novo serviço do Natal Shopping — Foto: Divulgação
Retire Aqui, novo serviço do Natal Shopping — Foto: Divulgação

Sarlyane Braga, professora da Faculdade Estácio de Natal, especialista nas áreas da inovação, finanças e empreendedorismo, lembra que, em um cenário de pandemia, que provoca modificações e oscilações econômicas, é fundamental que as empresas reorganizem suas estruturas para sobreviverem ao que o mercado propõe. "É importante considerar o novo perfil de consumidores que está surgindo, adeptos ao consumo virtual. E as organizações, sobretudo as mais tradicionais, devem acompanhar essas modificações de consumo”, falou.

Muitas empresas já vêm proporcionando novas experiências de consumo. Com o isolamento social, o Natal Shopping passou a oferecer serviços de drive-thru, delivery e, mais recentemente, implementou o sistema "Retire Aqui" - e-lockers, para compras online e retirada no shopping. Trata-se de uma iniciativa inédita no mercado do varejo potiguar. São armários inteligentes de autoatendimento, cujo serviço funciona da seguinte forma: o cliente entra em contato online com a loja, efetua a compra e opta por retirar o produto nos e-lockers instalados na área do estacionamento do shopping. Para ter acesso, basta usar o QR Code disponibilizado pela marca para destrancar a gaveta e receber a compra em um prazo de até 72 horas. É um sistema que vai seguir funcionando no pós pandemia.

"A liberdade, segurança e praticidade que essa ferramenta de venda oferece a lojistas e clientes são uma experiência incrível. Não tenho dúvidas de que é mais um serviço que veio para acrescentar. Tudo funciona de forma prática, sem burocracia, e acredito que logo logo estará engajado com os consumidores", afirma Marcela Fernandes, gerente da loja Cia Marítima do Natal Shopping.

Essas ações fazem parte da estratégia de transformar os shoppings em plataformas de venda multicanais que possibilitam aos clientes novas experiências online e offline. "Acreditamos que o comportamento de consumo da população sofrerá uma grande transformação após o período de isolamento. Não só pela procura de produtos, mas também pelos canais de consumo. A transformação digital virou uma realidade e precisamos acelerar os projetos de inovação da empresa para atender aos nossos clientes com toda a segurança e qualidade que eles já estão acostumados", analisa Diego Marcondes, diretor de marketing da Ancar Ivanhoe, administradora de shoppings centers, entre eles o Natal Shopping.

Para Diego, os shoppings e o varejo como um todo agora precisam atender a uma nova demanda que começa a surgir. "Nosso papel enquanto plataforma é oferecer uma rede de apoio aos nossos operadores nesse processo e oferecer ao consumidor cada vez mais opções de entrega de produtos para atender às suas necessidades", explica.

fonte: G1

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