Policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte iniciaram na manhã desta segunda-feira (17) uma paralisação por tempo indeterminado. Reajuste salarial, pagamento de folhas atrasadas e recomposição do efetivo estão na pauta de reivindicações. A parada inclui praças e oficiais das duas corporações, que desde as 8h se encontram reunidos em frente à Governadoria, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.
Viaturas do 9º Batalhão da PM não saíram às ruas na manhã desta segunda-feira (17) — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi
O comércio, até então, não foi afetado. A paralisação não envolve a Polícia Civil, que mantém o atendimento nas delegacias funcionando normalmente.
Rampa da Governadoria ficou lotada de policiais e bombeiros na manhã desta segunda-feira (17) — Foto: Pedro Vitorino
Sobre a segurança nas ruas, o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN, subtenente PM Eliabe Marques, disse ao G1 que as viaturas devem ficar aquarteladas e os efetivos que irão trabalhar serão suficientes apenas para garantir a segurança do patrimônio das próprias corporações.
Policiais e bombeiros militares estão acampados na frente da Governadoria, no Centro Administrativo do Estado — Foto: Ednaldo Lima/Inter TV Cabugi
"Somente nos últimos 5 anos, a defasagem acumulada nos salários passa dos 60%, além de ainda estarmos sem nenhuma previsão para o pagamento do mês de dezembro e do 13º salário de 2018. Sem falar do déficit na PM, que chega a 7 mil policiais", pontuou Eliabe.
Policiais militares do interior do estado também marcam presença na Governadoria — Foto: Ednaldo Lima/Inter TV Cabugi
Procurados pelo G1, os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar disseram que não irão se pronunciar. Já o governo, informou que ainda nesta manhã deve se posicionar oficialmente sobre as reivindicações, mas já adiantou que considera legítima a pauta e espera que o policiamento seja normal nesta segunda-feira.
Por reajuste salarial, pagamento de folhas atrasadas e recomposição de efetivo, policiais e bombeiros militares do RN realizam protesto no Centro Administrativo do Estado — Foto: Ednaldo Lima/Inter TV Cabugi
Ainda de acordo com Eliabe, as viaturas da PM nas cidades de Mossoró (na região Oeste), Pau dos Ferros (Alto Oeste), e Caicó (Seridó) também devem permanecer nos quarteis a partir da 9h desta segunda.
Batalhões
No 1º BPM, que atende bairros da Zona Leste de Natal, nenhuma viatura havia deixado a unidade até as 10h — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi
Equipes da Inter TV Cabugi foram a três dos quatro batalhões da PM, em Natal.
No 9º BPM, que atende aos bairros da Zona Oeste da cidade, nenhuma viatura havia saído do quartel até as 9h30.
No 1º BPM, que atende aos bairros da Zona Leste, nenhuma viatura havia deixado a unidade até as 10h. Porém, os policiais de plantão disseram que dois carros deveriam sair até o final da manhã.
No 5º BPM, que atende aos bairro da Zona Sul, apenas uma viatura havia deixado a unidade até as 10h05. As demais, permaneciam no local até então.
Apesar de a Inter TV Cabugi não ter ido ao 4º BPM – unidade que atende aos bairros da Zona Norte – policiais ouvidos pelo G1 disseram que apenas uma viatura estava circulando na região até as 10h20.
No 5º BPM, que atende aos bairro da Zona Sul, apenas uma viatura havia deixado a unidade até as 10h05 — Foto: Valnei Júnior/Inter TV Cabugi
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!