Natal é a 17ª capital do país no ranking de saneamento básico, de acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O estudo tem por objetivo avaliar se os municípios estão comprometidos com a “universalização” do saneamento.
Execução de projetos de urbanização e saneamento integrado em comunidades da Zona Norte de Natal, em 2017 — Foto: Alex Régis/PMN
O mapeamento feito pela Associação apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos. Além disso, afere o quanto de esgoto recebe tratamento e se os resíduos sólidos recebem destinação adequada.
De acordo com o levantamento, Natal tem 36,78% de coleta de esgoto e, deste, 51,91 é tratado. Além disso, a capital potiguar 98,90% de coleta de resíduos sólidos e 100% desses resíduos têm destinação adequada. Com esse resultado, o estudo aponta que Natal está empenhada para a universalização do saneamento.
Outras cidades do RN também fazem parte do estudo. Em Parnamirim apenas 3,93% do esgoto é coletado e, deste, apenas 4,55% é tratado. Em São Gonçalo do Amarante, 30,43 do esgoto é coletado e 100% é tratado.
Curitiba (PR) é a capital com o melhor resultado no levantamento, enquanto Rio Branco (AC) tem o pior, é a última colocada na lista. O estudo será apresentado oficialmente nesta segunda-feira (17), no 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que acontece até a quarta (19), no Centro de Convenções de Natal.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!