A Índia anunciou nesta quarta-feira (27) um teste bem-sucedido com um míssil antissatélite. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, considerou a derrubada do satélite como um grande avanço, que estabelece o país como "potência espacial".
Premiê da Índia, Narenda Modi, em dezembro de 2018 — Foto: Reuters
A Índia seria somente o quarto país a ter usado tal arma antissatélite, depois de Estados Unidos, Rússia e China, disse Modi em um discurso televisionado à nação. "Nossos cientistas abateram um satélite ativo a 300 quilômetros de distância, na órbita baixa da terra. A Índia realizou um avanço inédito hoje e registrou como potência espacial", afirmou em seu discurso em hindi.
As armas antissatélite permitem ataques a satélites inimigos, cegando-os ou dificultando comunicações, além de criar uma base tecnológica para a interceptação de mísseis balísticos. Por isso, o teste despertou temores de possíveis instalações de armamentos no espaço e do desencadeamento de uma corrida entre rivais.
O Ministério das Relações Exteriores chinês disse esperar que todos os países "possam proteger seriamente a paz duradoura e a tranquilidade no espaço". Os EUA e a Rússia, a princípio, não quiseram comentar. O Paquistão, antigo rival indiano, também não comentou.
Modi enfrentará uma eleição geral no mês que vem.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!