Páginas

quarta-feira, junho 13, 2018

Bolo que retrata 'saga nordestina' vence torneio nacional, e confeiteira vai representar Brasil na Itália


"Vou passar vergonha. Eu é que não vou colocar o meu bolinho aqui." Diante de bolos confeitados exuberantes, a confeiteira cearense Suênia Marques teve dúvidas se teria chance de competir na seletiva brasileira campeonato mundial de cake designers, que ocorreu no início de junho em São Paulo. Suênia mudou de ideia, participou da competição e foi a vencedora com o bolo intitulado "Saga Nordestina".

O bolo, que conta a história e as dificuldades enfrentadas pelas famílias do Nordeste durante a seca, chamou atenção pelos ricos detalhes em miniaturas.

Agora, ela vai representar o Brasil no Cake Designer World Championship 2019, que ocorrerá em outubro do ano que vem, em Milão, na Itália. Durante a competição, Suênia vai ter um determinado tempo para fazer um bolo ao vivo, na frente dos jurados.

A escolha do tema vencedor no Brasil veio da história de vida da confeiteira. "Nasci no interior do Ceará, conheço bem o sofrimento do nordestino e tenho orgulho do meu povo. Lembro da minha infância, dos utensílios, do pote, das casas. É uma cultura preciosa, que deve ser preservada", diz.

Bolo mostrando a paisagem nordestina (Foto: Arquivo Pessoal)
Bolo mostrando a paisagem nordestina (Foto: Arquivo Pessoal)

Com 35 cm de base e 40 cm de altura, o bolo – que demorou uma semana para ser concluído – chama a atenção pelos detalhes e pintura. "Todos os detalhes do bolo foram feitos com pasta americana e glacê real. Tive o cuidado de observar as proporções dos objetos e dar uma noção de perspectiva na pintura", conta a criadora do bolo.


Cake designer
A paixão pela confeitaria começou ainda muito dedo. "A minha madrinha era confeiteira, fazia de tudo: bolo, torta e todo tipo de doces. Eu devia ter uns 12 anos e sempre a ajudava. Cresci, comecei a trabalhar como educadora social, casei, tive filhos... mas a confeitaria estava sempre presente na minha vida."

Um dia, Suênia decidiu encarar o prazer como profissão e, há cinco anos, vive exclusivamente do trabalho de elaboração de bolos, ou cake designer. "Comecei a me qualificar porque eu também queria competir. Nesse processo, conheci a Associação de Cake Designers e Artistas do Açúcar, aqui em Fortaleza. Fiz cursos, me capacitei e agora vou representar o Brasil na Itália, em um evento promovido pela Federação Internacional de Pasticceria Gelateria e Chocolateira. Uma honra."

Suênia vai representar o Brasil em uma competição de cake designer na Itália, em 2019 (Foto: Arquivo Pessoal)
Suênia vai representar o Brasil em uma competição de cake designer na Itália, em 2019 (Foto: Arquivo Pessoal)

Objetos e utensílios tipicamente nordestinos e que estão caracterizados em confeitaria (Foto: Arquivo Pessoal)
Objetos e utensílios tipicamente nordestinos e que estão caracterizados em confeitaria (Foto: Arquivo Pessoal)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!