Varredura mostrou submarino nazista com parte enfiada no solo submarino (Foto: Sea War Museum Jutland/Divulgação)
O Museu da Guerra no Mar de Jutland, na Dinamarca, anunciou nesta sexta-feira (13) a descoberta de um submarino nazista afundado a 123 metros da superfície perto da costa do país europeu.
Trata-se do submarino U-3523, que acabou atingido por bombas de profundidade lançadas por um avião britânico em 6 de maio de 1945, já no fim da 2ª Guerra Mundial. No dia anterior ao ataque, as tropas nazistas na Dinamarca, Holanda e norte da Alemanha haviam se rendido aos Aliados.
Portanto, o U-3523 não estava mais em patrulha de guerra e talvez estivesse empreendendo uma fuga.
Esse submarino é de uma classe nova e altamente avançada, a XXI, que poderia ter revolucionado a guerra submarina se suficientes deles tivessem sido concluídos no devido tempo. Ao todo, os nazistas conseguiram produzir 118 unidades, mas apenas duas entraram em serviço, e nenhum deles jamais entrou em combate.
Depois da guerra, como informa o museu, houve muitos rumores sobre importantes nazistas que teriam fugido em submarinos levando ouro consigo, e o U-3523 alimentou esses boatos.
O tipo XXI foi o primeiro submarino com capacidade de navegar submerso por um tempo prolongado e alcance que lhe permitiria navegar sem escalas da Europa até a América do Sul. Mas ninguém sabe, se este era o destino do submarino agora encontrado, e ninguém sabe, se o U-boat tinha objetos de valor ou passageiros a bordo, além da tripulação.
O U-3523 apareceu na tela durante uma varredura feita pelo museu do fundo do mar a dez milhas náuticas ao norte de Skagen, e a imagem surpreendeu os pesquisadores. O mais curioso é que a parte de trás do submarino está enterrada no fundo do mar, enquanto a popa está 20 metros acima do solo. O naufrágio fica a 123 metros de profundidade, dificultando o acesso.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!