O líder da oposição no Zimbábue, Morgan Tsvangirai, morreu nesta quarta-feira (14) na África do Sul, após uma longa luta contra o câncer, segundo anunciou o seu partido, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC).
"Posso confirmar que ele morreu nesta noite. A família me comunicou", disse Elias Mudzuri, vice-presidente do partido, à agência Reuters.
"É uma pena anunciar que perdemos um ícone da luta pela democracia. Nossos pensamentos e orações estão com a família e a nação neste momento", postou Mudzuri no Twitter.
Nos últimos dias, a imprensa local apontou que o líder do partido opositor, de 65 anos, estava no hospital Wits Donald Gordon de Johanesburgo "afetado pelo esgotamento e a perda de peso e massa muscular".
O líder opositor foi uma figura importante na política recente do país, ao se tornar a principal ameaça do presidente Robert Mugabe, a quem chegou a derrotar no primeiro turno das eleições de 2008 antes de retirar sua candidatura para o segundo turno após ameaças e uma onda de violência política.
Após a queda de Mugabe depois do golpe militar de novembro passado e as promessas de seu substituto, Mnangagwa, de realizar eleições "limpas, justas e críveis", a expectativa era que Tsvangirai fosse o principal rival da situação como líder de uma coalizão de vários partidos da oposição.
A imprensa local já aponta para uma divisão dentro da formação de olho nas eleições gerais que devem ser realizadas antes de julho, nas quais o MDC tentará tirar do poder o partido governante, a União Nacional Africana do Zimbabué-Frente Patriótica (ZANU-PF), e seu líder e atual presidente do país, Emmerson Mnangagwa.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!