quarta-feira, janeiro 17, 2018

Líbia resgata 475 pessoas à deriva no Mar Mediterrâneo

A Guarda Costeira da Líbia resgatou 475 pessoas que tentavam cruzar o Mar Mediterrâneo e chegar ao continente europeu a bordo de embarcações precárias, informou nesta quarta-feira (17) à agência EFE o porta-voz da Marinha no oeste do país, Ayub Kasem.

Segundo informou o porta-voz, a primeira operação de socorro aconteceu na terça-feira por volta das 17h local (12h, em Brasília) quando o navio "Sabratah" encontrou três embarcações com 352 imigrantes diante do litoral de Qarabuli, perto de Trípoli.

Nas embarcações, que tinham navegado apenas 40 milhas, viajavam 276 homens, 65 mulheres e 11 crianças, explicou.

Horas depois, os serviços da Guarda Costeira encontraram uma quarta embarcação, com pelo menos 123 imigrantes de 11 nacionalidades africanas distintas - 88 homens, 13 mulheres e 22 crianças - a cerca de 12 milhas de Qarabuli.

"Os imigrantes foram levados ao serviço de luta contra a imigração irregular", disse Kacem.

As praias que se estendem entre Trípoli e a fronteira com a Tunísia se transformaram nos últimos dois anos no principal reduto das máfias que traficam humanos, apesar da presença das patrulhas europeias.

Segundo dados da Organização Internacional das Migrações (OIM), organismo vinculado à ONU, mais de 171.635 imigrantes irregulares conseguiram chegar à Europa em 2017, enquanto 3.116 desapareceram no mar.

Só nas duas primeiras semanas de janeiro, cerca de 1,5 mil chegaram à Europa e mais de 200 desapareceram no mar, de acordo com a mesma organização.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!