Páginas

quinta-feira, agosto 24, 2017

Aécio diz que Tasso fica na presidência do PSDB até dezembro

O presidente licenciado do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou nesta quinta-feira (24) que o senador Tasso Jereissati (CE) ficará na presidência do partido, de forma interina, até dezembro, quando deve acontecer a convenção nacional que escolherá o novo presidente da sigla e o candidato tucano à Presidência da República nas eleições de 2018.
Aécio fez a declaração após se reunir com parlamentares do PSDB e presidentes dos diretórios estaduais, na sede nacional do partido, em Brasília.
"Nós temos uma relação pessoal extraordinária, o que nos permite divergir sobre determinadas questões. Mas as divergências foram superadas e nós continuaremos na nossa trilha de construir um projeto para o país, e isso pressupõe um PSDB unido. E a unidade se dará em torno da interinidade do senador Tasso até o mês de dezembro, onde, aí sim, o PSDB elegerá, pela sua convenção, uma nova direção representando todos os segmentos do partido. E já sob alguma influência do futuro candidato do PSDB", afirmou Aécio aos jornalistas.
O senador cearense, que está no comando interino do PSDB desde maio – quando Aécio pediu licença da presidência depois de ser afastado do mandato parlamentar por ordem do Supremo Tibunal Federal (STF) – vinha sofrendo, nos últimos dias, fortes pressões para renunciar ao posto.
Ao final da reunião com os dirigentes da sigla, Tasso disse que a crise no PSDB é "página virada". Ele afirmou ainda que cabe ao presidente Michel Temer definir sobre a ocupação de ministérios e declarou que as posições congressuais do PSDB em votações no Congresso “não dependem” de cargos.
O PSDB está rachado desde a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, no início deste mês. Na ocasião, dos 47 deputados da legenda, 21 se posicionaram a favor do prosseguimento do processo, que poderia culminar no afastamento do peemedebista do Palácio do Planalto.

Além disso, na semana passada, o clima no tucanato ficou ainda mais tenso com a propaganda partidária veiculada na TV na qual a atual direção do PSDB criticou o "presidencialismo de cooptação" e disse que errou ao aceitar como "natural" a troca de favores individuais em prejuízo "da verdadeira necessidade do cidadão brasileiro".
Essa propaganda gerou acusações entre expoentes tucanos. De um lado, a corrente do PSDB – comandada por Aécio – que defende a aliança com Temer, apesar das suspeitas de que o presidente da República cometeu crime de corrupção passiva.
Na outra trincheira tucana, dando suporte a Tasso, está um grupo que defende a ruptura da sigla com o governo federal, especialmente, os chamados "cabeças pretas", que representa a ala mais jovem da legenda.
Em meio ao racha do PSDB, Temer aproveitou para fortalecer Aécio, convidando o senador de Minas para reuniões particulares. Segundo o colunista do G1 e da GloboNews Gérson Camarotti, o movimento do presidente da República tinha como objetivo articular a substituição imediata de Tasso do comando da sigla.
No dia em que foi exibida na TV a propaganda do PSDB, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, disse que o vídeo foi um "tiro no pé" do partido. Já o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, declarou que a propaganda partidária havia ofendido a legenda.
'Mágoa'
Após participar da reunião, o deputado Rogério Marinho (RN), que na última segunda-feira (21) havia dito que Tasso não estava representando o pensamento majoritário dos integrantes da legenda, afirmou que a palavra de ordem da reunião foi 'unidade'.
"A nossa preocupação sempre foi a unidade e está restabelecida, então, está tudo bem", enfatizou.
Questionado sobre se a crise deixou mágoas, Marinho brincou: "Num namoro quando tem mágoa, a relação volta até mais quente."
"O partido não está dividido, não tem dois lados. Tem um lado só, que é a favor das reformas", complementou o deputado tucano.

Fonte: G1

Torcedor do Flamengo é proibido de ir a jogos por 6 meses após flagrante de injúria racial

Torcedor suspeito de racismo aguarda no juizado criminal (Foto: Allan Caldas/Globoesporte.com)
A Justiça do Rio determinou que um torcedor do Flamengo fique proibido de ir a estádios por seis meses após ser flagrado em um ato de injúria racial ao ofender um funcionário do estádio na noite de quarta-feira (23), antes de partida contra o Botafogo, pela Copa do Brasil.
A decisão foi em audiência de custódia realizada no posto do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos no Maracanã. O juiz Luiz Alfredo Carvalho Júnior determinou a liberdade provisória do torcedor Wagner Marinho Tavares ficará. Além de não poder ir aos jogos, ele terá que se apresentar à Cidade da Polícia duas horas antes de cada partida do Flamengo, e só poderá deixar depois que o jogo terminar.
Wagner também terá que apresentar todo mês à Justiça para justificar suas atividades, e não poderá mudar de endereço residencial sem antes avisar ao juízo. Para deixar o estado do Rio por mais de dez dias, precisará pedir autorização judicial.
Em entrevista ao Globoesporte.com, o funcionário terceirizado do Maracanã, disse que o torcedor falou que ele deveria vender banana.
"Houve invasão de torcedores, tentamos separar as mulheres da confusão, e esse torcedor, que já tinha passado na catraca, voltou para discutir com o pessoal que estava controlando o acesso, dizendo que a culpa era nossa. Então ele disse que se eu não sabia trabalhar nisso, eu devia vender banana, porque eu era filho de preto" afirmou o funcionário da LSM Produções, que não quis se identificar.
A punição é semelhante a outro torcedor do Botafogo acusado de racismo, na partida de ida do confronto carioca na semifinal da Copa do Brasil. No jogo na Arena da Ilha, um torcedor foi denunciado pelos tios do jogador Vinicius Jr.
Além do caso de racismo, o posto do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos registrou outras oito ocorrências: quatro por cambismo, duas por desacato, uma por posse de entorpecentes e uma por porte de material explosivo.

Fonte: G1

Francês morre ao descer correndo o Mont Blanc, nos Alpes

O Mont Blanc visto de Emosson, na Suíça, em foto de 9 de agosto (Foto: Reuters/Denis Balibouse)Um francês de 28 anos morreu nesta quinta-feira (24) ao cair de 300 metros de altura quando descia correndo a montanha Mont Blanc, nos Alpes franceses, sem equipamento adequado, informaram os serviços de auxílio.
O atleta, acostumado a realizar este tipo de corrida ao ar livre, usava roupa para atividades físicas e não portava arnês ou qualquer tipo de equipamento de segurança, indicaram os gendarmes de Chamonix.
Em 17 de agosto, um adepto das caminhadas ao ar livre também faleceu no mesmo setor, lembrou Jean-Marc Peillex, prefeito de Saint-Gervais, comuna que conta em seu território com o "caminho real", a mais antiga rota de acesso ao topo do Mont Blanc.
Após esse acidente, Peillex tornou obrigatório para os alpinista usar equipamento adequado para subir a montanha, sob pena de multa.

Fonte: G1

Cientistas desvendam mistério matemático em tábua da Babilônia

Tábua Plimpton 322 tem 3.700 anos de idade (Foto: UNSW/Andrew Kelly)Pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, descobriram que um objeto de argila de 3.700 anos é, na verdade, uma tábua trigonométrica, a mais antiga escritura matemática para calcular como construir palácios, templos e canais.
A nova pesquisa publicada nesta quarta-feira (24) mostra que os babilônios foram mais rápidos que os gregos para a invenção da trigonometria (estudo dos triângulos). Eles teriam chegado mil anos mais cedo, de acordo com os cientistas, o que revela uma antiga sofisticação matemática escondida até agora.
Conhecida como Plimptom 322, a pequena tábua foi descoberta no início do século XX no sul do Iraque pelo arqueólogo Edgar Banks -- ele inspirou o personagem do cinema Indiana Jones. A relíquia tem quatro colunas e 15 linhas de números.
"Plimpton 322 confundiu os matemáticos durante mais de 70 anos, já que contém um padrão especial de números chamados de triplos pitagóricos", disse Daniel Mansfield, do Curso de Matemática e Estatística da Faculdade de Ciências da Universidade de Nova Gales do Sul.
"O grande mistério, até agora, era o seu propósito -- por que os escritores antigos realizavam a tarefa complexa de gerar e classificar os números na tabela", completou.
Uma tabela trigonométrica permite descobrir o tamanho dos lados de um triângulo retângulo (com um ângulo de 90º) por meio de cálculos e regras. O astrônomo grego Hiparco, que viveu cerca de 120 a.C., é considerado o pai desta área.
"A Plimptom 233 existiu antes de Hiparco em mais de mil anos", disse Norman Wildberger, professor associado a Mansfield. "Isso abre novas possibilidades não apenas para a pesquisa matemática moderna, mas também para a educação matemática".

Fonte: G1

Cristiano Ronaldo supera Messi e Buffon e leva prêmio de melhor jogador da Europa

Cristiano Ronaldo supera Messi e Buffon e leva prêmio de melhor jogador da EuropaCristiano Ronaldo já tem em suas mãos mais um troféu individual. Como esperado por fãs e especialistas, o astro do Real Madrid e da seleção portuguesa foi eleito o melhor jogador da Europa na temporada 2016/17 e recebeu o prêmio em cerimônia nesta quinta-feira, em na sede da Uefa, em Mônaco. O luso superou Messi e Buffon embalado pelos títulos do Real Madrid no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões, torneio do qual foi artilheiro com 12 gols - sendo 10 deles marcados apenas na fase de mata-mata.
- Estou feliz e honrado por ganhar esse troféu de novo. Tenho que agradecer aos meus companheiros, estou feliz por eles. Também agradeço à minha seleção. Sei que não conseguimos o troféu esse ano, mas eles me dão motivação para trabalhar duro. Estou muito feliz. Agradeço aos torcedores do Real Madrid e a todos que me ajudaram a ganhar esse troféu. Estou muito feliz - disse Cristiano Ronaldo, apontando como objetivo "ganhar tudo" com o Real e classificar Portugal para a Copa do Mundo.

CR7 superou Messi e Buffon para levar o prêmio individual (Foto: REUTERS/Eric Gaillard)
CR7 superou Messi e Buffon para levar o prêmio individual (Foto: REUTERS/Eric Gaillard)

Esta é a terceira vez que Cristiano conquista a premiação concedida pela Uefa através de votos de jornalistas do Velho Continente - ele já havia levado em 2014 e 2016. Com isso, tornou-se o maior vencedor da história do prêmio, deixando para trás o rival Messi, que levou o troféu nas temporadas 2010/11 (primeira edição) e 2014/15.

A eleição foi comandada por um júri composto por treinadores e jornalistas selecionados pelo grupo de mídia esportiva da Europa - um de cada país que compõe a Uefa. Cada eleitor escolheu os três melhores por posição, atribuindo cinco pontos para quem considerava o melhor, três para o segundo, e um para o primeiro.
Cristiano Ronaldo marcou 56 gols em 56 jogos na última temporada, entre partidas pelo Real Madrid e pela seleção portuguesa. Com o clube merengue foram 46 jogos, nos quais o astro balançou as redes em 42 oportunidades. CR7 defendeu Portugal em 10 jogos, fazendo 14 gols. O craque conquistou a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol por seu clube e ficou na terceira colocação da Copa das Confederações com o time luso.
Agora, o português fica com a confiança ainda mais em alta, uma vez que nas outras ocasiões que conquistou a premiação de melhor da Europa, CR7 também levou o troféu de melhor jogador do mundo pela Fifa. A entidade máxima do futebol mundial entregará o prêmio The Best no dia 23 de outubro, em cerimônia de gala em Londres. Cristiano Ronaldo é cotado como favorito pra levar o troféu pela segunda vez seguida, estando entre os 24 indicados - anunciados na semana passada. Os nomes dos três finalistas serão divulgados no fim de setembro.
Entre as mulheres, a holandesa Liek Martens levou o troféu ao superar a alemã Dzsenifer Maroz e a dinamarquesa Pernille Harder. Ela já havia sido eleita a melhor jogadora da Eurocopa.

Cristiano Ronaldo e Martens com os troféus de melhores da temporada dados pela Uefa (Foto: REUTERS/Eric Gaillard)
Cristiano Ronaldo e Martens com os troféus de melhores da temporada dados pela Uefa (Foto: REUTERS/Eric Gaillard)

Esta é a terceira vez que o astro leva o troféu concedido pela Uefa (Foto: REUTERS/Eric Gaillard)
Esta é a terceira vez que o astro leva o troféu concedido pela Uefa (Foto: REUTERS/Eric Gaillard)

Fonte: Globo Esporte

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas por diversos canais

Disque Denúncia 180, SOS Mulher e Portal da Mulher Potiguar. Essas três ferramentas estão disponíveis para qualquer cidadão potiguar que queira fazer denúncia de agressão contra a mulher, mesmo que seja apenas uma suspeita.
O SOS Mulher, que funciona 24 horas por dia através do número 0800 281 2336, é mantido pela Coordenadoria da Defesa da Mulher e das Minorias (CODIMM), órgão que faz parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
O Disque Denúncia 180, também conhecido como Central de Atendimento à Mulher, é um canal criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Ele recebe as ocorrências e encaminha para as forças de segurança dos estados de origem.
Já o Portal da Mulher Potiguar é iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN (SPM/RN). Ele funciona através do endereço http://mulherpotiguar.rn.gov.br. Para registrar algum caso de violência, basta acessar a aba ‘Denúncia’.
Somente este ano, em todo o Estado esses serviços receberam 817 denúncias de violência contra mulheres. “São violências dos mais variados tipos, desde a mental até a física e sexual. Por isso a importância da denúncia e de preferência logo nos primeiros sinais de violência”, destacou Erlândia Passos, titular da Coordenadoria da Defesa da Mulher e das Minorias (CODIMM).

Fonte: Portal no Ar

Popular é preso acusado de tentativa de homicídio em Santana do Matos

A polícia civil de Santana do Matos, com apoio da Polícia Militar, cumpriu mandado de prisão nas primeiras horas da manhã de hoje 24 de agosto, em desfavor de Antônio Batista da Silva, de 50 anos de idade.

Antônio foi condenado por homicídio, por tentar matar seu cunhado utilizando uma marreta.

Segundo informações, a vítima que encontrava-se deitada numa rede e foi agredido à marretadas na cabeça, fato ocorrido no ano de 2006.

Demonstrando que a impunidade não se consolidará.

A JUSTIÇA COMEÇA NA DELEGACIA!

Fonte: O Câmera

Justiça Federal homologa delação de empresário ligado a ex-ministro Henrique Alves

Fred Queiroz é investigado por suposto esquema envolvendo o ex-ministro, Henrique Alves (PMDB) (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)O juiz federal Francisco Eduardo Guimarães homologou a delação do empresário Fred Queiroz que foi preso na operação Manus, deflagrada no dia 6 de junho. A informação foi confirmada pela Justiça Federal.
A operação investigou corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas. O ex-ministro Henrique Eduardo Alves foi preso na operação Manus e segue detido na Academia de Polícia.
O empresário Fred Queiroz também foi preso em 6 de junho, mas foi solto no dia 23 do mesmo mês após firmar acordo de colaboração com o Ministério Público Federal.
No dia 20 de junho, o Ministério Público Federal denunciou Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cunha por terem recebido propinas disfarçadas de doações eleitorais, oficiais e não oficiais. Em troca do suborno, afirma o MPF, eles teriam atuado para favorecer empreiteiras como OAS e Odebrecht nas obras da Arena das Dunas, em Natal, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
Além dos dois peemedebistas, o MPF também denunciou, no mesmo processo, o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, o ex-dirigente da Odebrecht Fernando Reis, o empresário Fred Queiroz, aliado político de Henrique Alves, e o publicitário Arturo Silveira Dias de Arruda Câmara, cunhado do ex-ministro do Turismo.
Os seis foram investigados pela Operação Manus, um desdobramento da Lava Jato. A denúncia, de 89 páginas, pede que os acusados sejam, ao final da ação, condenados ao pagamento de R$ 15,5 milhões por danos materiais e morais para ressarcir os crimes que cometeram.
Arena das Dunas
Um dos casos citados pelo Ministério Público Federal envolve a obra da Arena das Dunas, construída através de uma parceria público-privada para receber jogos da Copa do Mundo. Há um ano da Copa de 2014, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte ainda não havia recebido o projeto executivo do empreendimento. A falta inviabilizava que o TCE/RN procedesse à análise de possíveis irregularidades, como sobrepreço ou superfaturamento. O impasse poderia levar à suspensão dos repasses de parcelas do financiamento por parte do BNDES e à consequente paralisação das obras.
De acordo com o MPF, a OAS pagou propina a Henrique Eduardo Alves, para que ele agisse junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte para evitar que o financiamento da Arena das Dunas fosse suspenso pelo BNDES. O pedido de "intervenção" teria sido feito por Léo Pinheiro, então presidente da OAS.
Em troca da intervenção, Alves teria recebido vantagens indevidas da OAS. O pagamento dessa "troca de favores" a Henrique Eduardo Alves, como se refere o MPF, era feito através de doações oficiais e não oficiais (caixa 2). Os repasses feitos através de doações de campanha, oficiais e supostamente lícitas, eram absorvidos por Alves por meio de empresas de fachada que simulavam prestação de serviços durante a campanha, segundo o MPF, e repassavam o valor recebido ao ex-ministro.
A defesa de Henrique Eduardo Alves ainda não se manifestou sobre o caso. Já a defesa de Fred Queiroz e da família dele, afirmou que as prisões são um equívoco e que tudo será esclarecido.
Denúncia
Fred Queiroz é acusado pelos procuradores da República de lavagem de dinheiro e de integrar organização criminosa. De acordo com os procuradores, os recursos passaram pelas contas da empresa Pratika Locação de Equipamentos LTDA., de propriedade de Fred Queiroz.
Os dados dos repasses, conseguidos pela investigação através de medida cautelar, e que constam na denúncia, somam mais de R$ 388,2 mil. O dinheiro foi rateado entre prefeitos, vereadores, um ex-deputado estadual e outros aliados.
"Sob pretextos de prestar serviços de 'militância e mobilização de rua', a empresa recebeu valores que, posteriormente, serviram na realidade para pagar políticos e pessoas politicamente relacionadas no Rio Grande do Norte, em troca de apoio ao candidato", diz a denúncia.
Na última quarta-feira (21), o MPF também afirmou que os recursos foram utilizados na compra de votos. Ao longo da campanha, a Pratika recebeu mais de R$ 9 milhões, dos quais mais de R$ 5 milhões foram sacados em espécie. De acordo com o procurador Rodrigo Telles, isso dificulta o rastreamento dos recursos.

Fonte: G1

Governo do RN anuncia pagamento de parte do salário de julho para quem recebe acima de R$ 4 mil

Prédio da Governadoria do RN (Foto: Thyago Macedo)O Governo do Estado do Rio Grande do Norte anunciou nesta quinta-feira (24) que vai depositar no dia 30 deste mês de agosto, a partir das 14h, uma parcela de R$ 4 mil do salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 4 mil. O valor é referente ainda ao pagamento da folha do mês de julho.
“O complemento salarial deste grupo será pago em breve, sem distinção entre ativos, inativos e pensionistas, a partir da disponibilidade de caixa”, afirma a assessoria de imprensa do Governo do Estado.
Segundo a nota encaminhada à imprensa, essa programação poderá ser antecipada, caso haja uma ampliação na captação de receitas do Estado.

Fonte: G1

Segundo suspeito de tentar assaltar sargento do BPChoque morre em nova troca de tiros na Zona Norte de Natal

Uma espingarda calibre 12 e uma pistola foram apreendidas no confronto ocorrido na comunidade da África  (Foto: Divulgação/PM)Um homem morreu ao trocar tiros com a Polícia Militar na comunidade da África, na Zona Norte de Natal. Foi por volta das 10h30 desta quinta-feira (24). Segundo a polícia, o suspeito morto teria participado da tentativa de assalto a um sargento do Batalhão de Choque da PM, fato ocorrido no início da manhã no bairro de Igapó, que fica na mesma região. Na ocasião, o policial reagiu e trocou tiros com os assaltantes. Um dos ladrões foi baleado e também morreu.
Segundo o tenente-coronel Zacarias Mendonça, comandante do policiamento metropolitano, nenhum dos mortos foi identificado até o momento. Com o suspeito morto na comunidade da África, ainda de acordo com o oficial, foi apreendida uma espingarda calibre 12 e uma pistola.
O sargento alvo dos assaltantes não teve o nome revelado por uma questão de segurança. A assessoria de comunicação da corporação disse apenas que ele estava a caminho do trabalho, mas não estava fardado.

Fonte: G1

TJ proíbe Prefeitura de Natal de restringir serviço do Uber

Uber em Natal (Foto: Renato Carvalho/G1)
A Prefeitura de Natal está proibida de praticar qualquer ato que 'restrinja ou impossibilite' a atividade empresarial de transporte individual de pessageiros - como é o caso da plataforma do aplicativo Uber. Uma decisão da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN negou nesta quinta-feira (24) negou um agravo de instrumento movido pelo município contra a decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal.
Com a decisão dos desembargadores, ficou decisão de primeira instância continua valendo na íntegra. Ela também havia determinado a suspensão de todas as multas e pontos nas habilitações dos motoristas prestadores de transporte individual privado de passageiros por meio de aplicativos.
No recurso, o município alegou que a empresa Uber não se sujeita a qualquer tipo de imposto ou fiscalização e que "não existindo lei, não há legalidade e, assim, impossível qualquer serviço ser prestado, o que se denota que, neste momento, a atividade Uber deve ser proibida". Para a Procuradoria do Município os taxistas da cidade ficavam em desvantagem de concorrência, já que pagam impostos.
Para o Ministério Público, o serviço de transporte feitos por aplicativo e o serviço dos taxistas não se confundem. Ainda para os promotores, compete apenas à União legislar sobre o assunto. A 12ª Procuradoria de Justiça recomendou negativa ao agravo e ainda ressaltou que os taxistas contam com benefícios legais que não são estendidos aos motoristas privados.
Parecer da 12ª Procuradoria de Justiça opinou que a atividade desempenhada pelos parceiros da UBER se distingue da exercida pelos taxistas, que inclusive gozam de benefícios legais não estendidas aos primeiros. Recomendou também negativa ao Agravo.
Modelos diferentes
“Não deve portanto esta Corte exaurir as discussões relativas à natureza dos serviços prestados à sociedade pela Uber e seus parceiros, colaboradores, empregados na circunscrição do Município de Natal e à extensão dos poderes da Administração no que se referem àqueles. Estas controvérsias serão dirimidas, oportunamente, na ocasião do julgamento do mérito da Ação Civil Pública ou eventuais recursos posteriores”, observou o relator, desembargador Cornélio Alves, no voto.

O desembargador lembrou ainda que a Lei Federal de Mobilidade Urbana contempla transporte individual público e o privado de passageiros.
Em seu voto, Cornélio Alves afirma que embora ainda não haja consenso na doutrina, a jurisprudência, até o momento, se inclina pela impossibilidade de se igualar essas duas espécies de transporte individual de passageiros.
“Não vejo como discordar, neste momento, do Juiz de 1º Grau. De fato, emergem dos autos elementos que apontam para a possibilidade de risco não só aos direitos coletivos à livre iniciativa e livre concorrência, mas também aos direitos individuais homogêneos dos consumidores substituídos”, informou o desembargador.

Fonte: G1

Com marcas de tiros, corpo é encontrado dentro da mala de carro em São Gonçalo do Amarante, RN

Carro foi abandonado em estrada de terra (Foto: Divulgação/PM)
O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (24) com marcas de tiros dentro da mala de um carro abandonado em uma estrada de terra no distrito de Canaã, em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal.
Em contato com o G1, a PM disse que chegou ao local após receber um chamado, por volta das 10h, e que ainda não há pistas dos criminosos nem do que motivou o assassinato. Além das marcas de tiros, o corpo estava com as mãos amarradas nas costas e havia um pedaço de pano dentro da boca da vítima – sinais que caracterizam execução.
Até a publicação desta matéria a polícia ainda tentava identificar o proprietário do veículo.
Violência
Segundo dados do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa as mortes violentas no estado – a cidade de São Gonçalo do Amarante tem 71 homicídios registrados entre o dia 1° de janeiro e a manhã desta última quarta, dia 23.

Fonte: G1

Sem polícia em hospital, preso cirurgiado abre algema e foge em Natal

Homem foi algemado em maca no Hospital Santa Catarina, mas conseguiu fugir (Foto: Cedida)
Mesmo algemado e com uma bolsa para recolhimento de fezes acoplada ao abdômem, um homem preso pela Polícia Civil conseguiu fugir do Hospital Santa Catarina, localizado na Zona Norte de Natal. O caso aconteceu nesta terça-feira (22). Segundo a direção do hospital, nenhum policial fazia guarda do preso na hora da fuga.
Josivan de Araújo Rocha, de 22 anos, deu entrada na unidade na última sexta-feira (18), baleado no abdómem. De acordo com a Delegacia de São Gonçalo do Amarante, ele sofreu um tiro em confronto com inimigos e foi socorrido para a unidade, onde passou por procedimentos de urgência, e foi transferido para o Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste da capital. Apesar da transferência, ele voltou à unidade em seguida.
O homem passou por uma laparotomia - uma cirurgia para abrir o abdómem. Na terça-feira (22), ele estava internado na clínica cirúrgica, para onde são encaminhados os pacientes que estão se recuperando de operações. Ele estava com uma bolsa de colostomia acoplada à barriga. Esse material é usado para recolher as fezes, no caso de pacientes que estão passando por recuperação do intestino.
Ao saber que Josivan estava no hospital, a equipe da Delegacia de São Gonçalo do Amarante foi até lá e deu voz de prisão, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva por homicídio. O homem foi algemado na maca, mas os policiais foram embora em seguida.
De acordo com a diretora do Hospital Santa Catarina, Maria José de Pontes, a fuga aconteceu no mesmo dia, por volta das 19h, durante a troca de plantões. Ao perceberam que o homem havia escapado, os funcionários encontraram a algema em um saco de lixo ao lado da maca e acionaram a polícia.
"Não tinha ninguém vigiando. Agora as policiais alegam que não têm efetivo e por isso algemam esses pacientes (presos) e vão embora", relatou a diretora. "Bastou ele se recuperar um pouco e fugiu", disse. Para ela, a situação coloca em risco profissionais e pacientes.

O caso foi informado à Polícia Civil e à Secretaria de Segurança Pública do Estado, segundo a diretora. O G1 procurou a Delegacia-Geral de Polícia Civil que, por meio de sua assessoria, informou que uma vez preso o homem passou a ser responsabilidade da Secretaria de Justiça e Cidadania do RN, responsável pelo sistema penitenciário do estado.
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado e a Secretaria de Segurança Pública do RN foram procurados para comentar o caso, mas respostas sobre o caso não haviam chegado até a publicação desta reportagem.

Algema foi encontrada dentro de cesto de lixo do hospital na Zona Norte de Natal (Foto: Cedida)
Algema foi encontrada dentro de cesto de lixo do hospital na Zona Norte de Natal (Foto: Cedida)

Fonte: G1

Agricultor mata ex-companheira após fim de relacionamento e se mata em seguida em Icó

Agricultor tentou reatar relacionamento com a ex-companheiro, diz irmão (Foto: João Alberto/Arquivo pessoal)
Um agricultor assassinou a ex-companheira e se matou em seguida na cidade de Icó, no interior do Ceará, nesta terça-feira (22). José Ferreira Barbosa Filho, 34 anos, assassinou a tiros Patrícia Ferreira da Silva, de 25 anos, "por não ter superado" a separação entre eles, de acordo com levantamento inicial da Polícia Civil da cidade de Iguatu, responsável pela investigação do caso.
O corpo dos dois foi encontrado pelo irmão de José Ferreira no interior da casa no sítio de Jajoca, na comunidade de Três Bodegas, na zona rural de Icó, por volta das 16h desta terça-feira.
Conforme a Polícia Militar, o irmão do agricultor entregou a arma utilizada no crime aos policiais. Na residência onde ocorreu o crime, os policiais encontraram também munições de um revólver e uma espingarda com munição.
Ainda segundo a Polícia Civil, o irmão de José Ferreira relatou em depoimento na Delegacia Regional de Iguatu que o casal discutia com frequência, antes e depois da separação, e José tentava reatar o relacionamento entre eles.
No homicídio seguido de suicídio, foram disparados cinco tiros, conforme análise inicial da Polícia Civil. José Ferreira chegou a ser atendido em uma ambulância, mas morreu a caminho do hospital.
Os policiais afirmam que seguem investigando o caso.

Fonte: G1

Assalto a comerciante que matou três suspeitos na PB foi planejado, diz polícia

Comerciante reage a assalto e mata quatro suspeitos em Cacimba de Dentro, PB (Foto: João Paulo Medeiros/TV Paraíba)A tentativa de assalto a um comerciante que resultou na morte de três suspeitos em Cacimba de Dentro, no Agreste da Paraíba, na terça-feira (22) foi premeditada pelos suspeitos. A informação é do delegado Joacil Moreira, reponsável pelo caso e que interrogou na terça-feira (23) o único suspeito sobrevivente que está internado no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.
Segundo a Polícia Militar, o comerciante reagiu à abordagem dos suspeitos do assalto, matou três dele e deixou um quarto ferido, que foi levado para o Hospital de Trauma de João Pessoa. No carro do grupo, os policiais encontraram armas e munições, que possivelmente estariam sido usadas na ação.
De acordo com o delegado, o suspeito que está internado confirmou que Jeferson Moura de Melo, de 26 anos, um dos morto durante a tentativa de assalto, foi o mentor do plano para roubar o comerciante. Ele já havia realizado compras na loja, tinha informações da vítima e convidou os outros três suspeitos para cometer o crime.
Ainda conforme o delegado, a mulher que estava com o grupo de criminosos, Karina Éllen de Farias, morava com Jeferson em Areia, no Brejo paraibano. No depoimento, o suspeito confessou que encontrou o casal e outro participante do crime na cidade, de onde seguiram viagem para o município de Cacimba de Dentro.
A polícia acredita que o comerciante se apresente nesta quinta-feira (24) na delegacia da Polícia Civil de Cacimba de Dentro para ser ouvido pelo delegado Joacil Moreira. As versões do comerciante e do suspeito que depôs no hospital vão ser confrontadas para esclarecer o caso.
Os corpos dos suspeitos mortos estão no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de Guarabira. Apenas um deles ainda segue sem identificação.

Fonte: G1

Padre é encontrado morto dentro de casa em Borborema, no Brejo da PB

Padre Pedro Gomes Bezerra foi encontrado morto e enrolado em lençol dentro de casa em Borborema, na Paraíba (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
m padre foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (24) dentro de casa na cidade de Borborema, no Brejo da Paraíba. A vítima foi identificada como Pedro Gomes Bezerra, de 49 anos. De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, a casa do sacerdote foi encontrada revirada e o carro dele não estava na garagem, mas não havia sinais de arrombamento.
Ainda conforme a PM, o corpo do padre Pedro Gomes foi encontrado enrolado num lençol e havia muito sangue no local. Uma equipe da Polícia Civil de Solânea, que é responsável pela cobertura da cidade de Borborema, seguia para o município às 11h40 para realizar a perícia no local.
A assessoria de comunicação da Diocese de Guarabira, responsável pela região de Borborema, confirmou que o padre Pedro Gomes estava na paróquia de Borborema há quase 2 anos. Ele foi ordenado sacerdote em 1993 e antes de chegar à cidade, servia na Paróquia Nossa Senhora da Piedade no município de Arara, também no Brejo paraibano. Ele completaria 50 anos no fim de agosto.
Uma missa está programada para acontecer na igreja e o velório começa em seguida. O enterro está previsto para acontecer em Guarabira na sexta-feira.

Perícia na casa onde o padre Pedro Gomes Bezerra foi encontrado morto aconteceu nesta quinta-feira (24), em Borborema, na Paraíba (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Perícia na casa onde o padre Pedro Gomes Bezerra foi encontrado morto aconteceu nesta quinta-feira (24), em Borborema, na Paraíba (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Fonte: G1

Robinson envia pedido para empréstimo de quase R$ 700 milhões à Assembleia

De acordo com o Governo, projetos das leis de diretrizes orçamentárias e leis orçamentárias anuais deverão conter dotações suficientes para a cobertura de responsabilidades financeiras.

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), enviou pedido à Assembleia Legislativa potiguar concernente a uma solitação de um projeto de lei para autorizar a contratação de uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 678 milhões, no tocante à carteira de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa), mediante concessão de garantia a ser prestada pela União. O pedido do governador passará pela votação dos deputados.

De acordo com o Governo do Estado, projetos das leis de diretrizes orçamentárias e leis orçamentárias anuais deverão conter dotações suficientes para a cobertura de responsabilidades financeiras do estado decorrentes da operação de crédito do empréstimo.

Ciente da gravidade da crise, Robinson pediu celeridade e urgência aos parlamentares estaduais para apreciarem a matéria. A decisão deverá ser tomada pelos líderes de bancadas, que resolverão se o pedido do governador deverá seguir na Casa sem passar pelas duas principais comissões da Assembleia (Constituição e Justiça, e Fiscalização e Finanças).

Fonte: Agora RN

Janot pede que Assembleia do RN envie a folha de ponto do assessor de José Agripino

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terá que responder os questionamentos feitos pelo procurador Rodrigo Janot sobre a situação funcional de Júnior Maia, assessor do senador José Agripino. A ministra Rosa Weber deferiu o pedido.

A Assembleia terá que explicar a situação funcional dele , a data de nomeação, as atribuições do cargo que ocupa, o local da lotação, a remuneração e o controle de frequência dele na Casa Legislativa.

Fonte: Blog do BG

MULHER MORRE AO CAIR DE CAVALO NO MUNICÍPIO DE NÍSIA FLORESTA, NO RN

Um mulher morreu na tarde desta quarta-feira (23) após cair de um cavalo na colônia de pium próximo a entrada do Lago Azul, município de Nísia Floresta, região da Grande Natal.
Segundo informações repassadas a página Na Ficha da Polícia RN, ela era conhecida como Rosinha e que provavelmente após a queda ela ainda tenha sido atingida pelo animal.
Uma equipe do Samu foi ao local e constatou óbito. O ITEP foi comunicado para procedimento cabíveis.

Fonte: Na Ficha da Polícia

STJ nega pedido de liminar em habeas corpus do ex-ministro Henrique Alves

Ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves foi preso no dia 6 de junho no apartamento onde mora, no bairro de Areia Preta, Zona Leste de Natal, durante operação da Polícia Federal  (Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo)O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de liminar em habeas corpus impetrado pela defesa do ex-deputado e ex-ministro Henrique Eduardo Alves. Ele está preso em Natal preventivamente desde o dia 6 de junho por força de dois mandados de prisão: um da operação Manus e outro da operação Sépsis.
O pedido de habeas corpus é referente à operação Sépsis, cujo processo que corre na 10ª Vara Criminal Federal do Distrito Federal. O mérito do pedido será julgado pela Sexta Turma, sob relatoria do próprio ministro Schietti.
A operação Sépsis investiga esquema de pagamento de propina para liberação de recursos do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal. Já a operação Manus investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas.
Na operação Sépsis, Henrique Eduardo Alves é acusado de auferir valores ilícitos de empresas que receberam aportes milionários do FI-FGTS e de ter remetido esse dinheiro ilegal para contas no exterior. A decisão foi dada monocraticamente pelo ministro Rogerio Schietti Cruz.
Em primeiro grau, o juiz decidiu pela prisão do acusado para evitar que ele pudesse movimentar, pessoalmente ou por meio de laranjas, as contas bancárias no exterior que ainda não foram identificadas, impedindo a possibilidade de bloqueio do dinheiro recebido ilicitamente.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve a decisão da primeira instância, ratificando o entendimento de que, se posto em liberdade, Henrique Eduardo Alves poderia trabalhar pela ocultação de ativos provenientes de atos criminosos.
A defesa alegou que todas as contas existentes em nome do réu já foram bloqueadas e estão sendo investigadas também pelas autoridades suíças, o que tornaria impossível a reiteração delitiva.
Fundamentação
Segundo Rogerio Schietti, a decisão de primeira instância mostrou, concretamente, os motivos que justificaram a necessidade de privação de liberdade: impedir a movimentação das contas no exterior que recebiam os depósitos ilícitos e garantir a ordem econômica. Além disso, também foi mencionada a periculosidade do réu, que responde a vários processos envolvendo graves delitos e grandes somas de dinheiro.
O ministro disse que os argumentos apresentados pelo juiz federal afastam as alegações da defesa: “A leitura desses excertos da decisão objurgada permite concluir pela existência de fundamentação idônea a legitimar o decreto preventivo, a afastar, neste preliminar exame, a plausibilidade jurídica do direito tido como violado.”
Ao indeferir o pedido de liminar, Schietti afirmou que a análise dos autos não permite vislumbrar constrangimento ilegal a ser sanado com medida de urgência.
O ministro solicitou mais informações à Justiça Federal sobre os fatos alegados na petição inicial do habeas corpus, além da manifestação do Ministério Público Federal. O mérito do pedido será julgado pela Sexta Turma, sob relatoria do próprio ministro Schietti.

Fonte: G1

Suspeito de tráfico morre após tiroteio com a PM na Grande Natal

Um suspeito morreu após ser baleado durante um confronto com a Polícia Militar em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal. O tiroteio aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), segundo a PM, durante uma operação de combate ao tráfico de drogas. O homem ainda não foi identificado oficialmente.
Ainda segundo a assessoria da Polícia Militar, as viaturas chegavam a uma casa nos Barreiros, em São Gonçalo, à procura de um traficante. Ao perceber a chegada dos policiais, o homem atirou contra eles e foi atingido por vários disparos, morrendo no local.
Foram encontradas drogas como cocaína e uma balança de precisão - usada no comércio de entorpecente. Até agora não há informações se havia outras pessoas no imóvel.
A PM começou uma operação contra o tráfico de drogas na Grande Natal nesta quarta-feira (23). No bairro Igapó, na Zona Norte da capital, 61 tabletes de maconha foram apreendidos. Os traficantes conseguiram fugir porque descobriram a chegada da polícia através das imagens de câmeras de monitoramento. Apenas um suspeito foi preso.
Segundo dados do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) - Instituto que contabiliza e analisa as mortes violentas no estado - a cidade de São Gonçalo do Amarante tem 71 homicídios registrados do dia 1° de janeiro até esta quarta-feira (23).

Fonte: G1

Sem 'gemidão' e com SMS: como se comunicam os brasileiros longe do WhatsApp, que são 9% dos internautas

Aplicativo do WhatsApp é o mais usado do Brasil, mas 9% dos internautas brasileiros não são adeptos dele. (Foto: Reprodução/G1)
É fácil achar alguém disposto a conversar pelo WhatsApp. De cada 10 internautas do Brasil, 9 usam o aplicativo. Segundo o Ibope, é o mais popular do país. Mas e aqueles 10%?
O G1 falou com gente assim, que mal ouviu falar de "gemidão do WhatsApp", das imagens com mensagens de “bom dia” e dos boatos e notícias falsas. Por outro lado, eles têm que fazer ligações telefônicas e mandar SMS para suprir a lacuna na comunicação.
“Quando alguém pede para eu mandar um WhatsApp, eu digo, ‘Rapaz, me dá teu número, eu te mando SMS ou te ligo. O celular já faz isso, sabe?”', brinca o empresário Ênio Ferreira Oliveira, de 31 anos, dono de uma auto-escola em Bacabal, no Maranhão.
120 milhões em ação
Nadar contra a corrente não é fácil. Dos mais de 1 bilhão de usuários do WhatsApp em todo mundo, 120 milhões deles estão no Brasil. Quando confrontado com a questão “Por que você não está no WhatsApp? Todo mundo está lá”, Oliveira responde:
“Se para ter meu WhatsApp a pessoa precisa do meu número de celular, então não precisa do WhatsApp. Só do meu número. Por isso, não vejo obrigação de ter WhatsApp. Todas as operadoras oferecem SMS gratuito hoje em dia.”
Em busca de privacidade
Usar o número de celular como forma única de cadastro no aplicativo do Facebook foi uma das motivações para Oliveira abandoná-lo em 2014. Para ele, isso colocava sua privacidade à prova e causava irritação. "Dormia em um grupo e acordava em 15. Número de telefone não é público.”
Outra característica que o afastou do WhatsApp é a forma como os arquivos recebidos são armazenados no aparelho. A capacidade interna de seu smartphone sempre era excedida. Correntes, boatos e notícias falsas que sempre pipocavam em seu celular completam a lista de peculiaridades do WhatsApp de que ele não sente falta.

Ênio Ferreira Oliveira, de 31 anos, dono de uma auto escola em Bacabal (MA), não usa WhatsApp. (Foto: Arquivo pessoal/Ênio Ferreira Oliveira)
Ênio Ferreira Oliveira, de 31 anos, dono de uma auto escola em Bacabal (MA), não usa WhatsApp. (Foto: Arquivo pessoal/Ênio Ferreira Oliveira)

A circulação de notícias falsas e boatos também não agradava o advogado Hugo Aquino, que suportou usar o app por apenas quatro meses em 2015.
"Nos grupos de que eu participava, as pessoas postavam quaisquer coisas como notícias falsas e boatos para receber atenção pessoal. Quando contrariadas e respondidas de que aquilo postado era falso. essas pessoas levavam a situação para o lado pessoal, como se você estivesse atacando a honra e a imagem pessoal delas e não a noticia questionada", afirma.
Ter o número de telefone incluído em tudo quanto era grupo contribuiu para a curta passagem pelo app:
"Pegaram meu número de telefone e jogaram nos listões. De um dia para outro, acordo e, ao olhar o aplicativo, fui adicionado em mais de 70 grupos de tudo quanto é coisa, como de vendas Avon, Jequiti, Aulas de Inglês, grupos Pornográficos, Organização LGBT, Profissionais do sexo, OLX, Bom Négocio e partidos políticos."
Esses grupos eram criados por spammers, que enviam grande volume de anúncios sem a permissão do destinatário. "Eu saia dos grupos e os moderadores, de má fé, me adicionavam novamente. Alguns faziam ameaças. Se eu saisse, iria 'sofrer consequências'", conta Aquino.
Após "pedir educadamente" para ser excluído, ele adotou outra estratégia: criou uma lista de transmissão para inundar esses grupos com mensagens inúteis, ou seja, lotou os grupos de spam com spam; os integrantes tinham que perder muito tempo rolando a tela para cima até achar algum conteúdo relevante. Resultado: foi expulso desses grupos.
Gemidão do WhatsApp
Ser incluído em grupos sem sua permissão deixava Sancler Miranda desconfortável. “Quando acontecia de alguém me colocar em grupo, eu ficava sem graça. Sempre deixava no silencioso”, diz o empresário de 25 anos, que mora em Brasília.
Ele ainda enumera outros modismos do WhatsApp de que não sente falta, desde que abandonou o app em janeiro de 2017: áudios de zoeira, GIFs de “bom dia” e mensagens "inspiradoras". De algumas zoeiras que se popularizaram recentemente, ele sequer tomou conhecimento.
“Cara, esse negócio de gemidão do WhatsApp, eu nunca vi. Nunca caí no gemidão”, diz.
Já Wesley Henrique, analista de sistema de 22 anos, perdeu a paciência com o WhatsApp quando foi banido do aplicativo. Ele usou um serviço que modifica ou acrescenta funções ao bate-papo, o que é punido pelo Facebook com suspensão ou exclusão da plataforma.
Dependência
Distantes do WhatsApp, eles criticam pessoas que não vivem sem o app. “O grande X da questão é que ele se tornou um ícone único. As pessoas ignoram o fato de que existem outras ferramentas mais úteis e completas”, afirma um estudante baiano de 20 anos que não quis se identificar.
Sem usar o bate-papo há dois anos, ele diz se sentir “mais tranquilo, menos dependente de celular”. “Vivo minha vida bem, sou mais produtivo no que faço, pois, para o que eu fazia no WhatsApp, eu precisava de inúmeros aplicativos pra complementar qualquer ação”, continua.
Ênio Oliveira comenta que a relação entre usuários e o aplicativo não parece ser saudável. “O histórico de bloqueio do WhatsApp mostra que as pessoas são totalmente escravas. Ficaram desesperadas”, comenta Oliveira.
Desde 2015, quatro ações judiciais pediram a suspensão do app no Brasil e três o tiraram do ar. Nos dias em que o WhatsApp não funcionou, houve "migração em massa" para o Telegram.
“É uma coisa até pra ser estudada. A pessoa não consegue ficar um dia sem celular. Mas não é porque tem coisas importantes a fazer com ele. É porque lá tá o WhatsApp e ela não pode ficar um dia sem ele.”
Para Hugo Aquino, o problema não é usar o WhatsApp quando há necessidade. "Fazer dele um modo de vida já é patológico. Cabe a essas pessoas procurar consultar com um profissional da psicologia para uma orientação pessoal. Essa dependência é perigosa para a saúde física e mental. Não podemos ser escravos da tecnologia como está acontecendo com a maioria das pessoas hoje em dia, e principalmente no Brasil com o uso do WathsApp."
Além de recorrer a SMS e ligações telefônicas, os entrevistados pelo G1 preferem outras plataformas, como Telegram e Twitter.
Segundo a pesquisa do Ibope, que ouviu 2 mil internautas em junho deste ano, essas duas últimas plataformas são populares, mas ficam longe da popularidade do WhatsApp no Brasil. São usadas por 10% (Telegram) e 28% (Twitter).

Fonte: G1

Lancha da travessia Salvador-Mar Grande vira na Baía de Todos-os-Santos; três morrem e 21 são resgatados

Três pessoas morreram e 21 foram resgatadas com vida após uma lancha virar na travessia entre Mar Grande e Salvador, na Baía de Todos-os-Santos, na manhã desta quinta-feira (24). A embarcação tinha capacidade para mais de 100 pessoas e ainda não há informações sobre a quantidade de passageiros presentes na lancha. A informação é confirmada pela Marinha.
Segundo informações da assessoria da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, o acidente ocorreu a cerca de 200 metros do terminal marítimo do município, que fica na praia de Mar Grande. A embarcação seguia para Salvador e virou por volta das 6h30.
De acordo com a Capitania dos Portos, três equipes em três navios foram encaminhadas para o local do acidente.
Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Grupamento Aéreo (Graer) está no local colaborando com os trabalhos de busca. A corporação diz que transportou um dos sobreviventes para o Hospital do Subúrbio, em Salvador.
Além disso, a 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) também prestou socorro a algumas vítimas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mar Grande, como também para o Hospital Geral de Itaparica. O Corpo de Bombeiros da Bahia também enviou equipes para a localidade.
Durante essa semana, a travessia Salvador-Mar Grande realizou paradas por conta do período de maré baixa prolongado, já que o terminal de Vera Cruz, que é utilizado pela travessia, fica inoperante. Na quarta-feira (23), por conta dos fortes ventos e mar agitado, a Astramab chegou a suspender a operação das escunas de turismo, o que já tinha ocorrido na terça-feira (22).

Vítimas são resgatadas na praia do Duro, em Vera Cruz (Foto: Luís Paulo / Arquivo Pessoal)
Vítimas são resgatadas na praia do Duro, em Vera Cruz (Foto: Luís Paulo / Arquivo Pessoal)

Vítimas são resgatadas na praia do Duro, em Vera Cruz (Foto: Luís Paulo / Arquivo Pessoal)
Vítimas são resgatadas na praia do Duro, em Vera Cruz (Foto: Luís Paulo / Arquivo Pessoal)

Criança é atendida pelo Samu no terminal Náutico de Salvador (Foto: Juliana Almirante/G1)
Criança é atendida pelo Samu no terminal Náutico de Salvador (Foto: Juliana Almirante/G1)

Lancha com pessoas resgatadas chegam ao terminal Náutico (Foto: Juliana Almirante/G1)
Lancha com pessoas resgatadas chegam ao terminal Náutico (Foto: Juliana Almirante/G1)

Passageiro é resgatado pelo Samu no terminal Náutico de Salvador (Foto: Juliana Almirante/G1)
Passageiro é resgatado pelo Samu no terminal Náutico de Salvador (Foto: Juliana Almirante/G1)

Lancha com passageiros resgatados no terminal Náutico de Salvador (Foto: Juliana Almirante/G1)
Lancha com passageiros resgatados no terminal Náutico de Salvador (Foto: Juliana Almirante/G1)

Lancha seguia para o terminal náutico de Salvador (Foto: Juliana Almirante/G1)

Lancha seguia para o terminal náutico de Salvador (Foto: Juliana Almirante/G1)

Samu e Polícia Militar estão no terminal Naútico de Salvador para dar suporte (Foto: Juliana Almirante/G1)
Samu e Polícia Militar estão no terminal Naútico de Salvador para dar suporte (Foto: Juliana Almirante/G1)

Fonte: G1

Operação desarticula grupo que desviou mais de R$ 25 milhões do IPM de João Pessoa

Uma operação para desarticular uma quadrilha suspeita de fraudar e desviar cerca de R$ 25 milhões de reais do Instituto da Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP) foi deflagrada no início da manhã desta quinta-feira (24). A operação 'Parcela Débito' é do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil e Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba.
Estão sendo cumpridos na operação 22 mandados de busca e apreensão, 20 mandados de prisão e 16 mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para depor, expedidos pela 6ª Vara Criminal de João Pessoa. Todos os mandados estão sendo cumpridos no município de João Pessoa. Levantamentos realizados pelo Gaeco e pela Controladoria-Geral de João Pessoa apontaram que os investigados fraudavam a folha de pagamento do IPM de várias fomas.
De acordo com o Gaeco, a organização criminosa concedia gratificações irregulares para aposentados da prefeitura, mas os valores eram desviados para contas da quadrilha. Os suspeitos também mantinham irregularmente pensionistas e servidores fantasmas na folha de pagamento para ficar com as aposentadorias e salários que não deveriam ter sido concedidos.

Operação desarticula grupo que desviu mais de R$ 25 milhões do IPM de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Operação desarticula grupo que desviu mais de R$ 25 milhões do IPM de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Investigação começa na 'Pão e Circo'
Os primeiros sinais de irregularidades na folha de pagamento do IPM foram detectados durante a Operação Pão e Circo, deflagrada em 2012, quando foram apreendidos contracheques de servidores e de pensionistas, cartões bancários em nome de servidores e documentos que comprovaram a utilização de cheques de aposentados e pensionistas do IPM. Todo o material estava na casa de um dos alvos da Pão e Circo.
Segundo o Ministério Público, na época houve registro de uso dos cheques dos aposentados e pensionistas do IPM para o custeio de despesas pessoais do investigado, inclusive para pagamento das chaves de um apartamento de um dos suspeitos no Bessa, em João Pessoa, sinalizando que as irregularidades eram praticadas há vários anos.
Os investigados podem responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informações, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Fonte: G1