A delegacia de Bonsucesso (21ª DP) ouviu nesta segunda-feira (4) seis presos na cadeia de Benfica, na Zona Norte do Rio, no inquérito que apura supostas agressões a Anthony Garotinho. Sérgio Côrtes, ex-secretário de Saúde do Rio, que é médico da penitenciária e fez o primeiro atendimento após as alegações de violência, contou na delegacia uma versão diferente da relatada pelo ex-governador.
Segundo Côrtes, preso na Operação Lava Jato, inicialmente Garotinho não reclamou de lesões no pé, como registrou depois em depoimento à polícia. O delegado Carlos César Santos explicou ainda que o médico emitiu um laudo assinado por ele e por Garotinho, no qual atestaria apenas o ferimento no joelho no momento em que houve o atendimento, na mesma noite da suposta agressão.
O depoimento de Côrtes, segundo delegado, revela contradição nas versões e suscita mais dúvidas sobre a história contada por Garotinho.
“Em depoimento, o Sérgio Côrtes, que foi o primeiro que o atendeu, afirmou que Garotinho não reclamou de ferimento no pé. E ele também não atestou ferimento compatível com taco de beisebol no joelho. Estamos apurando agora todos os detalhes, para tirar todas as dúvidas”, explicou o delegado.
Anthony Garotinho já foi ouvido outras duas vezes sobre o caso. Em ambas, não foi possível realizar um retrato falado do suposto agressor por questões técnicas.
Em nota, a defesa de Anthony Garotinho afirmou que:
"...as investigações ainda estão em andamento e que o ex-secretário Sérgio Cortes depôs apenas na condição de informante e não na condição de perito.
Cortes não pode ser admitido como testemunha em razão de ter sido denunciado por Garotinho em seu blog."
Relembre o caso
O ex-governador afirmou ter sido agredido dentro da própria cela, na madrugada do último dia 22 de novembro, na penitenciária de Benfica, para onde havia sido levado um dia antes. Em Benfica, estão inimigos políticos dele presos na Lava Jato, como o ex-governador Sérgio Cabral, condenado por chefiar um esquema criminoso do qual Côrtes é acusado de participar.
Imagens do circuito de segurança da penitenciária foram analisadas e, segunda polícia, não registraram qualquer movimentação anormal. Ninguém aparece entrando no corredor ou na cela do ex-governador, o que levantou a suspeita de que ele tenha se autolesionado.
Após o episódio, Garotinho foi transferido para Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó, onde é monitorado por câmeras 24 horas por dia.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!